ESP-MG realiza Webinário sobre as experiências de Educação permanente em saúde no SUS | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) vai promover no dia 20/04, terça-feira, às 17h30, o Webinário: "Quando a experiência move a formação para o SUS: a força da Educação Permanente em Saúde". O encontro foi preparado para marcar o encerramento da 39ª Turma do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola e também lançar o livro, da editora ESP-MG, "Tecendo experiências no SUS: narrativas de profissionais da Saúde Pública de Minas Gerais".

O livro é de autoria dos alunos da turma e foi organizado pelas docentes coordenadoras da formação, Amanda Nathale Soares e Thaís Lacerda e Silva.

A transmissão do evento será realizada pelo Canal da Escola no Youtube: youtube.com/escolasaudepublicamg

O webinário contará com a participação de profissionais, que irão debater sobre educação permanente. Participam do encontro: Flávia Gazzinelli (UFMG), falando sobre "Experiência como categoria conceitual para a formação de trabalhadores do SUS"; Rosa Gouvêa de Sousa (UFSJ), que abordará o tema: "Por que a Educação Permanente em Saúde como dispositivo para a formação de trabalhadores do SUS e para o SUS?" E Rosa Maria Pinheiro de Souza (ENSP/Fiocruz), que vai apresentar sobre o papel da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola) no fortalecimento da formação de trabalhadores do SUS. A mediação será feita pela trabalhadora da ESP-MG e docente do curso, Amanda Nathale Soares.

O Webinário será aberto ao público e os participantes poderão enviar perguntas às convidadas pelo chat durante a transmissão. Haverá declaração de participação para quem fizer o registro da presença no evento. O link será disponibilizado no início do Webinário.

Especialização em saúde pública

O curso de Especialização em Saúde Pública é a oferta educacional mais tradicional da ESP-MG e tem como objetivo possibilitar a formação crítico-reflexiva de trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva da Educação Permanente em Saúde, com ênfase no desenvolvimento de práticas interprofissionais para o fortalecimento do SUS. Em 2017 recebeu da Agência de Acreditação Pedagógica vinculada à Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), o certificado de excelência na formação de sanitaristas do SUS.
A 39 ª turma buscou enfatizar a educação interprofissional e contou com a parceria da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública - Redescola. A turma foi composta por 37 alunos, profissionais de 12 municípios do estado, atuantes na gestão, atenção e cuidado em Saúde.

Por Vívian Campos