Norte de Minas recebe nova remessa de 32,8 mil doses de vacinas contra a covid-19 | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Nesta segunda-feira (12/4), a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassou para a região ampliada de saúde do Norte de Minas nova remessa de 32.800 doses de vacinas contra a covid-19. Amanhã (13/4), as vacinas serão entregues às secretarias de saúde de 86 municípios que integram as áreas de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS)  de Montes Claros e as Gerências Regionais de Saúde (GRS’s) de Januária e Pirapora.

Crédito: Pedro Ricardo

Por meio de aeronave da Polícia Militar, para 54 municípios que compõem a SRSde Montes Claros a SES-MG entregou 22.600 doses de vacinas CoronaVac. A nova remessa também é composta por vacinas da AstraZeneca. A GRS de Januária, que tem 25 municípios sob jurisdição, recebeu 7.300 doses de vacinas. Já a GRS de Pirapora, que atua em sete municípios, recebeu 2.900 doses de imunizantes.

Com a nova remessa entregue ao Norte de Minas, a região contabiliza o recebimento de 379.296 doses de vacinas repassadas pela SES-MG entre janeiro e abril. A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques explica que desde a oitava remessa a orientação repassada pela SES-MG aos municípios é de que “não se faz mais o armazenamento da segunda dose de imunizantes. Todas as doses estão sendo entregues aos municípios com o objetivo de proporcionar a continuidade e aceleração da vacinação do maior número possível de pessoas”.

Crédito: Pedro Ricardo

A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes ressalta que com a chegada da nova remessa de vacinas os municípios deverão dar continuidade à vacinação de trabalhadores da saúde e aplicação da segunda dose em idosos entre 70 e 74 anos. Parte das vacinas está sendo destinada para aplicação da primeira dose em agentes das forças de segurança e salvamento, bem como em profissionais das Forças Armadas e em idosos entre 65 e 69 anos.

Vacinômetro

Até a manhã desta segunda-feira (12/4), dados contabilizados pela SES-MG pela plataforma informatizada vacinômetro, revelam que aumentou para 141.399 as pessoas residentes na região ampliada de saúde do Norte de Minas que já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19. Outras 42.267 pessoas já receberam a segunda dose.

Os idosos acima de 70 anos representam o maior contingente populacional do Norte de Minas que já recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19, totalizando 102.555 pessoas. Outras 17.800 já completaram o esquema vacinal com o recebimento da segunda dose.
Nos 853 municípios mineiros, o vacinômetro aponta que mais de 2 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose de vacina contra a covid-19 e 666.437 pessoas a segunda dose do imunizante.

Por Pedro Ricardo