Norte de Minas recebe mais de 56 mil doses de vacinas contra a gripe Influenza | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, na última sexta-feira (9/4), o repasse de 56.400 doses de vacinas contra a gripe influenza a 86 municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas. O quantitativo inicial destinado à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e às Gerências Regionais de Saúde (GRS’s) de Januária e Pirapora corresponde a 28% do total de doses que serão destinadas ao Norte de Minas para a implementação da Campanha Nacional de Imunização contra a gripe Influenza, que começa hoje, segunda-feira (12/4).

A previsão é de que nas próximas semanas novas remessas de vacinas sejam entregues às unidades regionais de saúde para repasse aos municípios. Isso porque, entre os dias 12 de abril e 10 de maio a prioridade dos municípios norte-mineiros será a vacinação de 200.667 pessoas que compõem o grupo prioritário: crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde e indígenas.

Crédito: Pedro Ricardo

Até o dia 9 de julho, data prevista para o término da campanha, a estimativa do Ministério da Saúde (MS) é de que a vacinação contra a gripe deverá alcançar mais de 8 milhões de pessoas nos 853 municípios de Minas Gerais. Em todo o país, a estimativa é de que 79,7 milhões de pessoas sejam vacinadas contra a gripe.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques observa que a meta é que os municípios alcancem 90% das pessoas que compõem os grupos prioritários de vacinação contra a gripe. Para isso, neste ano, cada município terá autonomia para definir o “Dia D” de mobilização do público-alvo para imunização, levando-se em conta a realidade de cada localidade.

Remessas

Com 54 municípios em sua área de atuação, a SRS Montes Claros recebeu 36.400 doses de vacinas. Na primeira etapa da Campanha de vacinação a estimativa é de que os municípios da área de atuação da SRS tenham que imunizar 129.577 pessoas, o que constitui o maior contingente alvo do interior do Estado.

Para 25 municípios que estão jurisdicionados à GRS Januária foram repassadas 15.400 doses de vacinas, destinadas ao início da imunização de 54.712 pessoas que compõem o grupo prioritário.

A GRS de Pirapora recebeu 4.600 doses de imunizantes que estão sendo distribuídos para sete municípios. Entre crianças, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde a estimativa é de que até o dia 10 de maio devam ser vacinadas 16.376 pessoas.

Etapas

No Norte de Minas, no período de 12 de abril a 10 de maio, a primeira etapa da Campanha tem estimativa de contemplar a vacinação de 133.585 crianças de 6 meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); 39.106 trabalhadores da saúde; 16.463 gestantes; 8.807 indígenas e 2.706 puérperas.

A segunda etapa da vacinação será implementada entre os dias 11 de maio e 8 de junho tendo como público-alvo idosos com idade a partir de 60 anos e professores das redes pública e privada de ensino.

Já a terceira etapa da Campanha está prevista para o período de 9 de junho a 9 de julho envolvendo pessoas portadoras de comorbidades; deficientes físicos permanentes; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores do sistema portuário; forças de segurança e salvamento; militares das forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; a população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.

Recomendações

A coordenadora de vigilância em saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes chama a atenção para a importância da vacinação dos grupos prioritários contra a gripe, levando em conta que “a imunização vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde. Além disso, a vacinação vai reduzir os sintomas da gripe influenza que podem ser confundidos com os da covid-19”.

Agna Menezes lembra que a Campanha contra a gripe está coincidindo com a realização da vacinação contra a covid-19. Por isso, a coordenadora observa que, considerando a ausência de estudos sobre a co-administração das vacinas, o MS não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente.

“Neste momento, a orientação repassada às secretarias municipais de saúde é a de que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra gripe e que ainda não foram vacinadas contra a covid-19, deverão priorizar a dose contra a covid-19. Na oportunidade as pessoas deverão agendar a vacinação contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias”, frisou a coordenadora.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão