Regional de Uberaba capacita sobre vigilância de acidentes por animais peçonhentos | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Com objetivo de reforçar a vigilância epidemiológica dos acidentes por animais peçonhentos, orientando profissionais para análise local da situação de saúde, diagnóstico e tratamento de acidentes de acordo com protocolos e notas técnicas atuais, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba realizou, na última semana de março (29 a 31/3), uma capacitação online voltada para técnicos e coordenadores de vigilância em saúde, enfermeiros e médicos da macrorregião Triângulo Sul.

O evento contou com apoio do nível central, através da referência técnica estadual, Andréia Kelly Roberto, que fez uma análise da situação dos acidentes por animais peçonhentos no território dos 27 municípios da SRS Uberaba e no estado, entre outros assuntos. Segundo ela, "todos os anos ocorre um número muito alto de acidentes, que devem ser notificados às instituições de saúde, mas sabemos que nem todos são levados ao conhecimento das mesmas, seja por dificuldade de acesso ao serviço ou mesmo por desinteresse e desinformação dos pacientes. Dessa forma, a subnotificação dificulta a análise de dados e definição de ações de prevenção e redução de acidentes", observou.

Crédito: SRS/Uberaba

Ainda de acordo com Andréia: "A capacitação foi proposta para mostrar a relevância da atividade e como realizar a análise de dados das notificações dos acidentes. Dessa forma, é possível verificar quais os principais acidentes ocorrentes em cada município, as características dos pacientes acometidos, a evolução dos casos e a proposição de medidas de melhoria no atendimento e na prevenção a todos os envolvidas, como as Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente, Obras Públicas e Educação, além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER)", concluiu.

Para a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Uberaba, Denise Maciel, é primordial a vigilância dos acidentes com animais peçonhentos em todos os níveis de atenção, desde a prevenção até a atenção hospitalar. Ela afirma que "o trabalho deve ser contínuo, com orientações claras sobre como evitar os acidentes à população, e a partir do momento em que acontecem, a equipe assistencial precisa estar preparada para atender seguindo as recomendações dos protocolos e notas técnicas vigentes. Nós orientamos os profissionais para a proteção da população desde o acompanhamento dos casos no sistema de informação, até o atendimento clínico, propriamente dito", pontuou.

Já a referência técnica regional em animais peçonhentos, Roberta Resende, lembrou a importância da situação de menor disponibilidade de alguns soros antiveneno e o histórico dos últimos anos, que inclui até mesmo escassez de alguns deles. “É muito importante sensibilizar a rede assistencial quanto a adesão aos protocolos clínicos propostos pelo Ministério da Saúde, visando a otimização e o uso responsável destes imunobiológicos, além da necessidade de registrar com completude essas informações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). O sistema permite a identificação do quantitativo de soros antivenenos a serem distribuídos às Unidades Federadas, a determinação de pontos estratégicos de vigilância, a estruturação das unidades de atendimento e a elaboração de estratégias de controle", salientou, a referência técnica.

A capacitação também contou com a participação do médico infectologista Rodrigo Molina, do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que falou sobre o diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos para profissionais médicos, de enfermagem e vigilância epidemiológica da Macrorregião de Saúde Triângulo Sul.

Por Sara Braga