Vacinas covid-19: Regional de Saúde de Januária recebe mais uma remessa | Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária recebeu na semana passada, no dia 5/4, no aeroporto de Montes Claros, a 10ª remessa de vacinas (mais 19.550 doses CoronaVac e AstraZeneca) contra a covid-19 para a distribuição aos 25 municípios de sua jurisdição.

A operação contou com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) que fez a escolta até a Rede de Frio da regional. A distribuição aos municípios ocorreu na manhã do dia seguinte (6/4), com hora marcada e contou com escolta da PMMG.

Crédito: Giuliana Dias

O fluxo de recebimento de vacinas e distribuição aos municípios tem sido da seguinte maneira: o Ministério da Saúde (MS) envia ao Estado o quantitativo de doses que seguem para a central da Rede de Frio, na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), onde são armazenadas em temperatura e condições ideais. De lá seguem para a Rede de Frio das Unidades Regionais de Saúde (URS’s) de todo o estado. Posteriormente, os municípios retiram as doses em cada regional. Cada município é responsável pela logística de vacinação, devendo seguir as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI) do MS.

A diretora da regional de saúde de Januária, Ioná de Carvalho Lisboa, ressaltou a importância da continuidade da distribuição das doses de vacinas em busca da imunização da populacão. “Esses últimos dias estão sendo difíceis, mas com o apoio de todos vamos superar mais esse desafio”, pontuou e reforçou sobre a necessidade de manter os cuidados para não proliferação da doença.

Grupo prioritário

A vacina CoronaVac será utilizada para iniciar a imunização de 6% dos profissionais das Forças de Segurança, conforme determinado pelo Ministério da Saúde, assim como, em 1,26% da população entre 65 e 69 anos e como segunda dose em 7% dos trabalhadores da Saúde, 87% da população entre 75 e 79 anos, e 80,4% da população entre 70 e 74 anos. Já os imunizantes da AstraZeneca serão aplicados como segunda dose para 10,2% aos trabalhadores da Saúde.

Municípios da GRS/ Januária

Microrregião de Januária: Bonito de Minas, Conego Marinho, Januária, Pedras de Maria da Cruz.

Microrregião de Manga: Itacarambi, Juvenília, Miravânia, Montalvânia, São João das Missões.

Microrregião de Brasília de Minas/São Francisco: Brasília de Minas, Campo Azul, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Japonvar, Lontra, Luislândia, Patis, Pintópolis, São Francisco, São João da Ponte, São Romão, Ubaí, Urucuia, Varzelândia.

Crédito: Giuliana Dias

Por Giuliana Dias Luz Batista