A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vem realizando uma série de ações na campanha de vacinação contra a covid-19, uma delas é a distribuição aos municípios de câmaras refrigeradas para armazenamento das doses das vacinas. O município de Recreio recebeu dois equipamentos e Astolfo Dutra foi contemplado com um refrigerador, no dia 24/2. Essa entrega consiste na segunda remessa de equipamentos, pois os municípios de Cataguases e Dona Euzébia já receberam uma e duas câmaras frias, respectivamente.

Crédito: Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases

Além dos já citados, dentre os municípios da área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina, Além Paraíba, Palma e Laranjal, também, irão receber duas câmaras frias cada.

Os equipamentos irão melhorar de forma permanente a Rede de Frio dos municípios e poderão ser utilizados no armazenamento de imunizantes em outras campanhas.
A secretária de saúde do município de Astolfo Dutra, Rosângela Ruza, destacou a importância da chegada de mais um equipamento: “Com a chegada dessa câmara fria no nosso município, teremos mais segurança no armazenamento dos nossos imunobiológicos e vamos deixar de utilizar as geladeiras convencionais”, disse.

Desde o início da pandemia, o Governo de Minas adotou diversas ações no enfrentamento ao novo Coronavírus. Uma das primeiras foi a aquisição de 1.047 respiradores. Isso permitiu que o Estado dobrasse de 2 mil para quase 4 mil o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s), muitos deles em municípios que nunca tinham contado com UTI’s. Além disso, antes do início da Campanha de Vacinação, 50 milhões de seringas agulhadas, além de 617 refrigeradores foram adquiridos e disponibilizados para os municípios.

Por Gustavo Santos Ribeiro

Enviar para impressão