O Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos promoveu uma videoconferência com os coordenadores municipais de vigilância em saúde com o objetivo de fortalecer as vigilâncias em saúde para a correta condução, caso apareçam surtos de síndrome gripal, possivelmente associados à covid-19, em estabelecimentos fechados como asilos, creches, empresas e outros.

Crédito: Regional de Passos

De acordo com o Nuvepi, a identificação oportuna do primeiro caso, nesses locais, é necessária para a realização da notificação e testagem que comprove o diagnóstico de covid-19.

“Promovemos um alinhamento com as equipes de vigilância epidemiológica e de saúde para harmonizar a informação entre todo, para que possam identificar um possível surto, caso ocorra”, disse a coordenadora do Nuvepi, Márcia Aparecida Silva Viana, que realizou a reunião virtual na terça-feira (23/2) com o apoio das referências técnicas, Sueli Veloso Maia e Patrícia Mendes Costa.

As profissionais do Nuvepi/SRS Passos esclareceram o que caracterizaria um surto em um local fechado e fizeram orientações sobre o preenchimento do questionário adequado para investigação de cada situação e posterior encaminhamento, chamando a atenção para os períodos de incubação e de transmissibilidade do vírus: “A gente tem que ter em mente essas definições para investigar se existe vínculo epidemiológico entre os casos”, frisou Márcia Silva.

Crédito: Regional de Passos

Ainda conforme a coordenadora do Nuvepi, ao identificar um possível surto, é preciso promover o isolamento das pessoas separando-as em grupos de sintomáticos, assintomáticos e sadios, ou seja, colocando aquelas com características clínicas e epidemiológicas comuns em áreas distintas das demais. “Deverão ser adotadas todas as medidas necessárias para a interrupção do mecanismo de transmissão do vírus”, frisou.

Por Enio Modesto