Em relação à redução do número de doses aplicadas (D1) em profissionais de saúde de ontem (3/3) para hoje (4/3) e nos totais da primeira dose aplicada, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que essa diferença ocorreu devido à mudança na metodologia de inserção dos dados da Prefeitura de Belo Horizonte e correção de dados duplicados.

Antes, todas as doses aplicadas eram inseridas no Vacinômetro da SES-MG a partir das informações divulgadas pela própria prefeitura em seu site, onde não há distinção entre quais grupos foram vacinados.

De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Henrique Mello, da equipe de inteligência da Sala de Situação da SES-MG, a partir do dia 27/2, essas informações passaram a ser informadas diretamente à SES-MG pela prefeitura em um painel para coleta de dados disponibilizado aos municípios, discriminando para quais grupos as vacinas foram destinadas. “Portanto, devido a essa alteração, houve uma redução do número de trabalhadores em saúde e aumento nos demais grupos”, explica.

Durante a transição para essa nova metodologia, desde segunda-feira (1º/3), os números foram lançados duplicados no Vacinômetro - usando as duas fontes de dados: as informações do site da Prefeitura e as enviadas pelo órgão, gerando um número maior de doses aplicadas (D1) em trabalhadores de saúde.

Com a revisão de informações duplicadas e a mudança da metodologia, no Vacinômetro de hoje (4/3), o número de doses aplicadas (D1) em profissionais de saúde e o total de doses aplicadas (D1), bem como as suas coberturas vacinais, tiveram uma redução, conforme segue:

Os dados por dia são disponibilizados no XLSX_Vacinas, em https://coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro.

Lá é possível identificar diariamente a variação de doses aplicadas por município e por dia.

Por Jornalismo SES-MG

Enviar para impressão