A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina iniciou no dia 19/1, a distribuição das vacinas. A operação faz parte do planejamento desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) que distribuiu 496.160 doses de vacinas contra a covid-19 para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) de Minas e contou com o apoio das forças de segurança pública do estado: Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG).

A GRS/Leopoldina recebeu o total de 3.960 imunobiológicos que foram distribuídos para os 15 municípios da área de sua abrangência e foram destinados exclusivamente aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS).

Crédito: Gustavo Santos Ribeiro

Segundo o Plano Nacional de Imunização, serão vacinados, neste primeiro momento, os trabalhadores da saúde, entre equipes de vacinação, equipes de Instituições de Longa Permanência (ILP’s) e os envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados da covid-19. Na sequência, serão vacinadas pessoas idosas residentes nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI’s), seguidas de pessoas com mais de 18 anos com deficiência, também residentes em instituições inclusivas, além da população indígena que resida em terras indígenas demarcadas.

As vacinas chegaram no aeroporto do município de Vargem Linda, no distrito de Piacatuba, em Leopoldina, por volta das 10h e em menos de seis horas foram repassadas a todos os municípios da região.

O gerente regional de saúde de Leopoldina, Renan Guimarães de Oliveira, explicou a importância desse início do processo de imunização: “A chegada do primeiro lote das vacinas permite a vacinação do público vulnerável e mais exposto à covid-19. Precisamos prevenir casos nos idosos institucionalizados e nos profissionais de saúde da linha de frente na assistência contra à doença, em nossa região”, frisou.

Por Gustavo Santos Ribeiro