Nessa terça-feira (19/1), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena recebeu a primeira remessa das vacinas contra a covid-19 distribuídas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), vindas do Ministério da Saúde (MS). A chegada das vacinas contou com a vistoria da superintendente, Hérica Vieira Santos, e da referência técnica de vacinas, Jurema Maciel, ambas da SRS/Barbacena.

Foi recebido um total de 13.840 doses que foram distribuídas, no dia seguinte (20/1), pelos farmacêuticos da SRS Barbacena, Tatiana Canêdo e João Paulo da Costa, para os 31 municípios de abrangência da regional. Na mesma quarta-feira (20/1) da distribuição para os municípios, foi realizada uma coletiva de imprensa e a aplicação das primeiras doses em três profissionais de saúde de Barbacena que contou com a participação do Secretário de Estado de Saúde Adjunto, Marcelo Cabral.

Crédito: Priscila Rezende

Na coletiva de imprensa, o secretário adjunto e a superintendente da regional destacaram a importância da chegada dessa remessa e o início da vacinação na região, além de explicarem todo o trâmite realizado pela SES-MG e MS sobre os critérios de distribuição e os grupos prioritários para receberem as doses.

“Esse é um evento simbólico, mas muito significativo para todos nós com essa primeira vacinação aqui em Barbacena. O objetivo é seguir o Programa Nacional de Imunização e o Plano Nacional de Operacionalização da vacina contra a covid-19”, explicou Marcelo Cabral. “Com cerca de 14 horas distribuímos os imunizantes em todo o estado de Minas Gerais, todos receberam de acordo com os números estabelecidos”, completou.

“É com grande emoção que que nós estamos aqui hoje entregando as vacinas para os 31 municípios da nossa Regional de Saúde de Barbacena. Desde cedo estamos atuando nessa força-tarefa para a distribuição”, destacou Hérica.

O secretário adjunto, também, explicou sobre o planejamento do estado de Minas Gerais que providenciou com antecedência todos os insumos demonstrando a eficiência do Estado no enfrentamento da pandemia: “Esse início da vacinação é um trabalho que foi feito desde setembro do ano passado (2020), quando fizemos, através do Plano de Contingenciamento, a compra de 50 milhões de seringas agulhadas. Essa marca é um planejamento do governo do estado de Minas Gerais e da SES-MG. A gente finaliza trazendo uma logística muito grande em todas as regiões com o apoio das forças de segurança, e trazendo essa tranquilidade para a população de Barbacena com esse ato simbólico de vacinação, iniciando assim a execução do programa nacional de imunização”, pontuou.

Marcelo Cabral, também, fez o alerta de que todos devem continuar com os cuidados necessários para evitar a contaminação pela covid-19: “É preciso dar uma mensagem importante para a sociedade, visto que são grupos prioritários que se têm critérios técnicos e objetivos para essa vacinação inicial; a sociedade precisa compreender que essa imunização vai se estender por todo o ano de 2021. A gente precisa seguir adotando os cuidados de higiene e distanciamento, até que todos os mineiros estejam imunizados”, destacou.

Na ocasião, após a coletiva de imprensa, três profissionais técnicas de enfermagem que atuam na linha de frente do combate à covid-19, no município de Barbacena, receberam as primeiras doses da vacina, sendo elas: Silvana Aparecida do Nascimento (Hospital Regional); Raquel Kelly Baumgratz (SAMU) e Maria Graciete Cardoso (Centro Covid – UBS Funcionários). “Tenho muita gratidão neste momento que representa a esperança de dias melhores em que, em curto prazo, chegará a vacina para todos e aproveito este momento para parabenizar a minha classe de profissionais de saúde que estão nessa luta tão árdua e difícil”, afirmou Raquel.

Crédito: Priscila Rezende

Grupos Prioritários

Seguindo o Plano Nacional de Imunização, serão vacinados, neste primeiro momento, os trabalhadores da saúde – entre equipes de vacinação, equipes de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) e os envolvidos diretamente na atenção/ referência para os casos suspeitos e confirmados da covid-19.

Na sequência, serão vacinadas pessoas idosas residentes em ILPI, pessoas com mais de 18 anos com deficiência e residentes em residências inclusivas. Por fim, a população indígena vivendo em terras indígenas demarcadas.

Por Priscila Rezende