A equipe da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, conforme recomendações e fluxos preconizados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e Ministério da Saúde (MS), tem se empenhado no processo de vacinação contra a covid-19. Em uma operação histórica capitaneada pelo Governo de Minas, com o apoio das forças de segurança, foram entregues, em tempo recorde, as doses da vacina CoronaVac às 28 Unidades Regionais de Saúde (URS) de Minas. A SRS Ponte Nova, que contempla as microrregiões de Ponte Nova e Viçosa, num total de 30 municípios, recebeu, neste primeiro momento, o quantitativo de 7.240 doses. Os imunobiológicos foram transportados em helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar, que aterrissou no Aeroporto Engenheiro Miguel Valentim Lanna, em Ponte Nova, na tarde dessa terça-feira (19/1).

Crédito: Tarsis Murad

Do total de doses recebidas, 3.621 foram entregues aos municípios na última quarta-feira (20/1), correspondendo à primeira dose do público prioritário da primeira fase – profissionais de saúde da linha de frente da covid-19; pessoas com 60 anos ou mais que estejam em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI); pessoas institucionalizadas, maiores de 18 anos e portadoras de deficiência e a população indígena que vive em aldeias demarcadas. “O quantitativo de doses restante está armazenado em nossa Rede de Frio e será entregue em alguns dias, para que então seja aplicada a segunda dose no público contemplado”, esclareceu a superintendente da SRS/Ponte Nova, Kátia Jardim de Carvalho Irias.

A referência técnica em Imunização da SRS, Thiany Silva Oliveira, tem promovido uma série de videoconferências com as referências municipais de Imunização e os gestores de saúde, a fim de instruir sobre todo o processo, que vai do abastecimento de sistemas informatizados até o ato da imunização propriamente dito. “O fluxo que compete às regionais de saúde envolve recebimento, conferência, armazenamento, liberação de vacinas via sistemas, faturamento e entrega aos municípios dentro de todo protocolo exigido para a manutenção e segurança desses imunobiológicos. Além disso, realizamos capacitações com secretários de saúde e técnicos municipais com orientações sobre administração, cuidados, supervisão de possíveis eventos adversos relacionados ou não à vacina, vias de administração, temperatura de conservação, entre outras”, esclareceu a referência técnica.

A 21ª Cia de Polícia Militar Independente de Ponte Nova, com o apoio de pelotões e destacamentos dos municípios da área de abrangência da SRS, tem auxiliado nas operações, sobretudo com a escolta dos veículos que transportam vacinas até os locais de destino. Segundo o subcomandante da unidade, Capitão Emerson, é um compromisso da corporação trabalhar em prol da coletividade, atendendo às pessoas em todas as necessidades que tangem à segurança pública e por isso “manteremos a vigilância e prestaremos todo o apoio necessário, no sentido de garantirmos a segurança de todo processo de vacinação contra a covid-19”, declarou.

Por Tarsis Murad