Após distribuição de 496.160 mil doses de vacinas contra a covid-19 em menos de 24 horas para as 28 Unidades Regionais de Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) deu início, dia 19 de janeiro, à vacinação contra a covid-19 no estado. Frente ao quantitativo enviado neste momento pelo Ministério da Saúde (MS) ao estado mineiro, foi necessário eleger, dentro dos grupos prioritários já elencados pelo Ministério, um número ainda menor de pessoas, o que foi feito conforme orientação do Informe Técnico Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

Crédito: Alexandre Rezende

“Esta é uma etapa inicial e emergencial, em que foi necessário usar as doses recebidas para proteger os mais vulneráveis dentro dos públicos prioritários. A expectativa é de que, à medida em que o Ministério da Saúde mande mais doses da vacina para Minas Gerais, seja ampliado o público prioritário ”, explica o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.

Neste primeiro momento, de acordo com o Informe Técnico, recomenda-se iniciar a vacinação pelos profissionais da linha de frente da covid-19; em pessoas com 60 anos ou mais, em Instituições de Longa Permanência (ILPI); pessoas institucionalizadas, maiores de 18 anos, portadores de deficiência e a população indígena vivendo em terras indígenas.

Outros grupos prioritários

O Ministério da Saúde também entende como grupos prioritários, para um segundo momento de ampliação de vacinação os seguintes públicos: comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas, população em situação de rua, pessoas com morbidades (Diabetes mellitus; hipertensão arterial grave (difícil controle ou com lesão de órgão alvo); doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cérebro-vasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grau III), trabalhadores da educação, pessoas com deficiência permanente severa, membros das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga, população privada de liberdade.

Quantitativo de pessoas que devem ser vacinadas em cada grupo prioritário na primeira fase:

- Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas – 38.578

- Pessoas com Deficiência Institucionalizadas - 1.160

- População indígena vivendo em terras indígenas - 7.878

- Trabalhadores de Saúde - 227.472 (34% dos trabalhadores de saúde do estado)

Total de Doses recebidas

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclarece que recebeu ume um total de 577.480 doses de vacinas.

Foram distribuídas 496.160 doses. Destas, 57% foram transportadas por cinco aviões e três helicópteros da frota do Estado e outras 43% por caminhões para as regionais de Divinópolis, Sete Lagoas, além da capital mineira.

A SES ressalta que as doses remanescentes serão destinadas à reserva técnica para possíveis perdas e complementação de doses em locais com divergência de distribuição.

Por Jornalismo SES-MG