Durante a coletiva realizada, hoje, (19 de novembro), na Cidade Administrativa, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, enfatizou as ações de enfrentamento à covid-19 e destacou a importância do rastreamento de contatos como forma de reduzir a transmissão do vírus no estado.

Ações

“Temos orientações claras para toda a rede. Por meio de manual destinado às prefeituras, secretarias e unidades básicas de saúde, é possível fazer o rastreamento de casos próximos a quem tem sintomas de covid, acompanhá-los, examiná-los e observar se apresentarão manifestações”, esclareceu Amaral, referindo-se ao Contact Tracing, documento técnico que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) desenvolveu com intuito de aperfeiçoar, para aos profissionais de saúde, ferramentas que auxiliem na contenção do vírus. “Além disso, fazemos o acompanhamento do paciente em isolamento domiciliar por meio do aplicativo Saúde Digital.”
A consolidação do parque de testagem da rede pública estadual também foi destaque como ação para enfrentar o novo coronavírus, uma vez que houve incremento progressivo na média de resultados diários liberados pelos laboratórios estaduais. No início da pandemia, em março, a média era de 77 resultados/dia; em julho 1.106 e em novembro têm sido liberados uma média de 1.589 exames diários para detecção do novo coronavírus pelo método RT-PCR, reflexo, também, da ampliação dos critérios de testagem.
Desde 6 de outubro toda a rede pública foi orientada a testar todos os casos de síndrome gripal leve. Para sensibilizar profissionais de saúde e gestores sobre a necessidade de executar os critérios dessa ampliação, foi produzido o Manual do Diagnóstico, publicado no site da SES-MG. Clique aqui para acessar o Manual do Diagnóstico.

“Acompanhamos a evolução de positividade dos exames e a circulação do vírus. Tivemos um pico de positividade na 27ª semana epidemiológica. Esse pico veio caindo e, essa semana, a positividade está em torno de 28%”, frisou o secretário referindo-se à flutuação decorrente dos últimos feriados de outubro e novembro, com mais pessoas transitando, foi possível observar mais pessoas relaxando com as medidas de isolamento social.

Minas Consciente e Monitoramento Regional

Carlos Eduardo Amaral frisou a importância do Plano Minas Consciente como instrumento de avaliação do que acontece no estado como um todo por meio da aplicação de indicadores e de monitoramento para ajustes. “Além disso temos o B.I, sistema que estima o stress da assistência em cada cidade, como está a ocupação de leito. Estes dados são registrados às 8h da manhã. Até 10h a equipe do Escritório de Gestão de Leitos entra em contato com hospitais e municípios para conferir se o que o sistema mostra é a realidade local. Ao meio dia já definimos toda a estratégia, caso necessário, para o redirecionamento de fluxo e melhores condutas.”
O secretário observou a importância das videoconferências semanais com gestores de saúde e prefeitos para manter todo o estado com o mesmo nível de informação e conduta de forma ágil, para buscar o equilíbrio do cenário.

Plano de Contingência Conta Covid-19

Atenta à corrida pela vacina contra a covid-19, a SES-MG executa, desde setembro, o Plano de Contingência para Vacinação Contra Covid-19, que já garantiu a compra de 50 milhões de seringas agulhadas.
Carlos Eduardo Amaral frisou que toda a aquisição de vacinas será por meio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e que cabe ao Estado preparar a distribuição das vacinas e fazer o treinamento da rede para a imunização da população.

Clique aqui e confira a apresentação divulgada durante a coletiva.

Por Raquel Ayres

Enviar para impressão