Nessa terça-feira (17/11), as Coordenações de Vigilância em Saúde (CAS) e Atenção Primária à Saúde (APS), da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, realizaram uma reunião, por videoconferência, que ocorre semanalmente desde maio deste ano, destinada aos coordenadores de Vigilância Epidemiológica e da APS dos 53 municípios da Macrorregião Oeste para orientações técnicas referentes à covid-19, com o objetivo de qualificar as notificações e promover um ambiente de troca de informações, atualizando as notas técnicas e protocolos relacionados à doença.

Crédito: Willian Pacheco

Os técnicos da regional abordaram os procedimentos do protocolo para a notificação de casos em gestantes; a distribuição dos kits de covid-19 e reforçaram como deve ser realizada a coleta de material para o teste de RT-PCR. Trataram também dos informes da saúde prisional e destacaram que a plataforma E-SUS está com uma nova versão. Além disso, informaram a atualização do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) e orientaram como deve ser o registro do FormSUS da Campanha de Alimentação Saudável.

Para o coordenador de Vigilância em Saúde da SRS/Divinópolis, Edilberto Flávio dos Santos, a reunião possibilitou uma melhora no banco de dados e um melhor alinhamento sobre os aspectos da vigilância epidemiológica e assistenciais relacionados à covid-19. “Detalhamos as notas técnicas, as mudanças do protocolo e mantemos, assim, a correta assistência e diagnóstico frente à pandemia, com maior segurança para a realização e definição de ações para dar um melhor suporte ao paciente suspeito de ser portador do Sars-Cov-2”, explicou o coordenador.

Por Willian Pacheco