Em videoconferência realizada na última quarta-feira (11/11), os membros do Núcleo de Qualidade da Assistência para Odontologia Hospitalar (NQA) do Hospital Arnaldo Gavazza Filho (HAGF), de Ponte Nova, juntamente com a representante da Coordenação de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG); as referências técnicas da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova e a Secretaria Municipal de Saúde, comemoraram a segunda colocação do município no ranking mineiro de atendimentos odontológicos às Pessoas com Necessidades Especiais (PNE). O ranqueamento estadual refere-se à produção realizada no período entre 2010 e 2019, por mil habitantes, levando-se em conta a população da Macrorregião Leste do Sul. Ressalta-se que o HAGF é referência no território para atendimentos de urgência odontológica, traumatologia bucomaxilofacial e odontologia para PNE.

Crédito: Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova

Os dentistas, Rogério Barbosa e Geraldo Elísio Leal, e o médico anestesista, Ricardo Cotta, conduzem a equipe responsável pela conquista cujo serviço é prestado a pacientes que não têm condições de receber atendimento ambulatorial e necessitam de anestesia geral. Leal destacou que o reconhecimento do trabalho só foi possível graças às parcerias firmadas com o Estado e o Município, pois “temos um apoio muito grande de material, equipamentos, assistência técnica dentro do bloco, entre outras contribuições”, afirmou.

Para a superintendente executiva do HAG, Lucimar Regina Oliveira Fonseca, a união entre os diversos entes da área da saúde fortalece o serviço, visto que “as parcerias nos trazem uma tranquilidade para que os pacientes tenham acesso a um atendimento de qualidade. O hospital, sozinho, jamais conseguiria manter esse patamar e conquistar resultados tão expressivos”, declarou.

A referência técnica em Saúde Bucal da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da SRS/Ponte Nova, Alessandra Dias da Silva, lembrou que, mesmo durante o estado de pandemia do novo Coronavírus, houve garantia de assistência aos PNE. “Esses pacientes, mesmo sentido dor, às vezes não conseguem se expressar. Por isso, essa atenção qualificada é requerida e ofertada, a qualquer tempo, pela excelente equipe do hospital. A continuidade da oferta do serviço é resultado de um trabalho conjunto e os dados divulgados pela SES-MG só vêm confirmar que estamos no caminho certo”, ressaltou.

Por Tarsis Murad