Na quarta-feira (23/9), a Regional de Saúde de Januária, por intermédio do setor de Imunização, realizou videoconferência com as 25 referências técnicas Municipais de sua área de abrangência, para discutir e alinhar sobre a nova Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação que se iniciará no dia 5 de outubro.

Na oportunidade, foram repassadas orientações técnicas e operacionais para a realização das campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite para crianças de 1 ano a 4 anos de idade e multivacinação em menores de 15 anos.

O período de realização das campanhas será de 5 a 30 de outubro, destacando que o dia D de mobilização nacional se dará no dia 17 de outubro.

A campanha contra a poliomielite tem o objetivo de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.

Já a multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

Créditos: Iolanda Santos Vieira

Durante a apresentação, destacou-se os cuidados necessários para vacinação durante a pandemia da covid-19 obedecendo todas as diretrizes nacionais sobre distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscaras, entre outros.

A referência técnica em Imunização, da GRS Januária, Iolanda Santos Vieira, ressaltou que “a reunião foi bem proveitosa porque teve boa participação dos coordenadores de imunizações municipais e de profissionais da sala de vacinação, o que colaborou para o alinhamento dos objetivos das campanhas, além de oportunizar a retirada de dúvidas técnicas e operacionais”. Por fim, Iolanda reforçou sobre a importância do alcance das metas estipuladas para cada localidade, informando ainda que o sucesso das campanhas contribuirá para melhorar as coberturas vacinais e homogeneidade com a atualização dos cartões e cadernetas de vacinação nos menores de 15 anos, possibilitando assim a diminuição dos riscos de reintrodução de doenças imunopreveníveis no país.

Por Giuliana Dias Luz Batista

Enviar para impressão