A Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) apresentou o piloto do Projeto de Educação Permanente (PEP) para médicos da Atenção Primária à Saúde (APS), na terça-feira (22/9), por meio de videoconferência. O evento contou com a participação de gestores de saúde e coordenadores de APS das microrregiões de Saúde de Santa Maria do Suaçui e Peçanha/São João Evangelista, que nesta fase inicial, são as regiões onde o projeto será implantado.

2809 materia

Nessa primeira fase, o projeto será analisado e avaliado, com possibilidade de expansão para todos os municípios da área de abrangência da SRS-GV.

A chefe da equipe de Atenção Primária à Saúde da Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS) da SRS-GV, Lidianny Aparecida Godinho Pêgo, salientou que “a reunião on-line teve como objetivo central, apresentar, envolver e mobilizar os gestores municipais de saúde e todos os atores envolvidos no processo de implantação do PEP”.

Ainda segundo Lidianny, “o PEP está sendo implantado em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora/Campus GV, visto que a instituição irá colaborar, por meio de professores e ligas acadêmicas de Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva e de Infectologia, no processo de realização das reuniões clínicas com os médicos da APS, assim como na fase de planejamento desse projeto”.

Em seguida, Lidianny elencou os aspectos do projeto, destacando que o PEP está estruturado em torno de Grupos de Aperfeiçoamento da Prática (GAP), e que será integrado por 8 a 12 médicos que trabalham na Atenção Primária.

Os médicos de cada GAP dedicarão 16 horas às atividades de aprendizagem, no próprio horário de trabalho, com tempo protegido para esse fim. Essas atividades estão organizadas em quatro estratégias educacionais: Ciclo de Aperfeiçoamento da Prática Profissional (CAPP); Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP) e Reuniões Clínicas.

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão