O município de Doresópolis, da Regional de Saúde de Passos (SRS Passos), inaugurou um centro de atendimento para o enfrentamento da Covid-19 para atender pessoas que tiveram contato com infectados pelo novo Coronavírus e pacientes com Covid-19, com o intuito de liberar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para outras enfermidades, pois por precaução e devido ao isolamento social, muitos usuários deixaram de procurar as unidades para evitar uma possível contaminação pelo vírus. Por isso, segundo a secretária municipal de saúde, Rosângela Guerra, a prefeitura decidiu criar um ambiente específico para os casos de síndrome gripal.

Crédito: Karine Costa

“Dado o recente aumento no número de casos, aqui em Doresópolis, de Covid-19, possuir um espaço específico para abordar pacientes com Covid-19 representa para nós um empenho de estabelecer um sistema de saúde completo e resolutivo. Estamos alinhados, estritamente, aos demais índices da federação e queremos garantir aos pacientes que usam a Unidade Básica de Saúde por outros sintomas, como hipertensão e diabetes, que eles possam ir à unidade com mais segurança e melhor atendimento”, explicou a secretária.

A estrutura conta com um consultório médico e enfermaria e funciona das 7h às 21h. A implementação desse centro faz parte dos credenciamentos autorizados pelo Ministério da Saúde pela Portaria nº 1.579, que disponibiliza custeio temporário. Esse centro foi habilitado pelo Ministério da Saúde em 6 de agosto e tem carácter provisório.

Por Karine Costa