Com tendência à estabilização da pandemia da covid-19 em Minas Gerais, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e o secretário de Estado Adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, falaram sobre o cenário da doença em Minas Gerais, dentro do atual contexto de platô.

“Tomando por base a média móvel de óbitos pela covid-19 dos últimos 3 dias, é possível verificar, a partir da data dos óbitos ocorridos durante o mês de julho, uma tendência à horizontalização, sem o registro de aumento significativo nem progressivo nos número diários”, explicou Amaral.

obitos tres dias

Ainda de acordo com o secretário, a mesma análise aplicada ao período de 7 dias também apresenta um platô. “Embora ainda seja cedo para se falar em queda, pelo gráfico é possível perceber claramente que não estamos com uma tendência a crescimento”, completou.

obitos 7 dias

Até o momento, Minas Gerais registrou 156.551 casos confirmados da covid-19. Desse total, 27.936 estão em acompanhamento e 125.002 são casos recuperados. Quanto ao número de óbitos confirmados, o estado registra 3.613.

Governo de Minas garante repasse de R$ 3 milhões à população vulnerável

Como forma de controlar a disseminação da covid-19 em regiões de vulnerabilidade social, o Secretário de Saúde anunciou o repasse de R$ 3 milhões para 17 municípios mineiros com mais de 50 mil habitantes e que tenham altas taxas de transmissão da doença. A ideia é que a população residente em aglomerados — e que tenha sido infectada — possa ser isolada em hotéis.

“O programa possibilitará o isolamento em hotel a pessoas que vivam em situação de aglomeração, em caso de manifestação de sintomas da covid-19 e diagnóstico. Com esse distanciamento será possível frear ainda mais a transmissão da doença no estado”, detalhou.

Retomada das atividades

O secretário de Estado Adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, reforçou o apelo para que a população mineira continue engajada nas medidas de prevenção à covid-19, para que seja possível a cada município do estado caminhar no sentido da retomada das atividades econômicas com segurança, respeitando a realidade epidemiológica de cada região.

Desde o último dia 6 de agosto, o plano Minas Consciente passou por uma remodelação. Agora, os municípios que apresentavam uma melhor situação, encontram-se, nesta versão atual, na onda amarela. A possibilidade de avanço para a onda verde acontece apenas após a permanência por 28 dias na onda amarela.

“Lembramos que são realizadas reuniões semanais para deliberações do comitê extraordinário com posterior divulgação às quintas e estamos sempre abertos à perspectiva de melhoria”, explicou Marcelo Cabral.

Por Jornalismo SES-MG