A Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou nesta quinta,12/12, reunião sobre controle da tuberculose nos Presídios. O objetivo do encontro foi mostrar o avanço da Tuberculose na população em privação de liberdade e propor medidas para o controle da doença. Na pauta, alguns dos temas debatidos foram a tuberculose no sistema prisional, o desafio da garantia à saúde da população privada de liberdade, o fluxo para os exames realizados no Laboratório Macrorregional de Saúde de Pouso Alegre e as diretrizes para controle de tuberculose no sistema prisional. A reunião envolveu profissionais da segurança pública e saúde prisional, profissionais de saúde, referências técnicas de tuberculose das Secretarias Municipais de Saúde e Laboratório Macrorregional.

Crédito: Otávio Coutinho

O encontro com os profissionais faz parte do Plano Estadual pelo Fim da Tuberculose, que traz como meta reduzir o coeficiente de incidência nas populações vulneráveis “A tuberculose no sistema prisional é uma realidade que vêm aumentando no país e no estado de Minas Gerais. A reunião proposta levou aos profissionais do sistema prisional e referências de tuberculose dos municípios as discussões sobre as Diretrizes Estaduais para o Controle da Tuberculose no Sistema Prisional. Com isso, buscamos melhorar a assistência a essa população vulnerável”, destacou a referência técnica de Tuberculose e Hanseníase, Laís Fraga Alves de Oliveira.

De acordo com a Referência Técnica de Humanização, Privados de Liberdade, Controle Social, Saúde do Homem e Saúde do Idoso, Mauro Benedito Ferreira, esta iniciativa contribui para os profissionais das regionais e municípios de forma significativa. “A capacitação dos profissionais irá melhorar o diagnóstico e controle da doença nos presídios jurisdicionados pela Regional de Pouso Alegre”, disse.

O evento foi organizado e ministrado pela Referência Técnica dos Privados de Liberdade, Mauro Benedito Ferreira, pela Referência Técnica de Tuberculose, Laís Fraga Alves de Oliveira, pela farmacêutica Gisele Paula Silva D’Andrea.

Por Otávio Coutinho