A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) esclarece que a distribuição das doses utilizadas na 22ª Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza é de responsabilidade do Ministério da Saúde. O papel da secretaria é receber as doses enviadas pelo Ministério e as repassar para as 28 Regionais de Saúde do Estado, que, por sua vez, fazem o encaminhamento para cada município sob sua jurisdição.

Ainda de acordo com definições feitas pelo Ministério da Saúde, as doses estão sendo enviadas para os estados em remessas semanais e, durante a campanha, serão realizadas aproximadamente 14 remessas.
Até o momento, a SES-MG recebeu:

- 16/03/2020: 913.200 doses da vacina contra influenza, que já foram distribuídas para as Unidades Regionais de Saúde para a distribuição para os municípios;
- 23/03/2020: 592.000 doses da vacina contra a influenza e a distribuição para as Unidades Regionais de Saúde está em andamento.

Importante reforçar que a SES-MG não dispõe de informações em relação ao estoque de cada município. Isso deve ser apurado de acordo com a secretaria municipal de interesse.

De acordo com as informações do Ministério da Saúde, o quantitativo de vacinas necessário para atender as pessoas incluídas nos grupos prioritários será disponibilizado. Não há falta da vacina.

Reforçamos, ainda, que no Seminário de Agravos Transmissíveis e Imunização, realizado nos dias 10, 11 e 12 de março, em Belo Horizonte, a coordenação do Programa de Imunizações da SES-MG explicou aos representantes das 28 Regionais de Saúde de que forma seria feita a distribuição das doses de vacina que, conforme todos os anos, é realizada pelo Ministério da Saúde e é enviada por remessas.

Por Jornalismo SES

Enviar para impressão