Notícias https://www.saude.mg.gov.br Thu, 18 Apr 2024 03:58:58 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Municípios mineiros promovem Dia D de vacinação https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19748-municipios-mineiros-promovem-dia-d-de-vacinacao https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19748-municipios-mineiros-promovem-dia-d-de-vacinacao

Para ampliar o acesso à vacina e garantir a proteção da população, mais de 600 municípios mineiros promoveram, neste sábado (13), o Dia D de vacinação. As ações contaram com o envolvimento de cerca de 2 mil escolas, que realizaram ações de mobilização e estratégias de imunização.

No bairro Pinheiro, município de Alfenas, um dos locais de vacinação foi a escola CEMEI Professor Leco. Aproveitando a oportunidade, a professora Kenia Alves, levou para vacinar o filho Lucas, 3 anos. O menino recebeu a vacina da gripe gratuitamente.

“A gente teve a oportunidade de receber a vacina aqui na escola. E isso é de grande valia! Quero enfatizar aqui toda a colaboração que a gente tem dos profissionais da saúde, porque eles se disponibilizaram para vir aqui hoje. Muitas mães e pais que não têm oportunidade de ir aos postos pela falta de tempo, pelos seus trabalhos, tiveram hoje a oportunidade de vacinar as crianças”, disse Kenia.

A diretora da creche, Raquel Dias, acredita que a parceria entre a educação e a saúde é muito importante. “Todo ano, nessa época, as crianças ficam resfriadas, gripadas. A vacina ajuda, porque, com ela, a doença fica mais leve e, assim, a gente pode ter as crianças sempre saudáveis aqui na escola”, avaliou.

A secretária de Estado Adjunta de Saúde da SES-MG, Poliana Cardoso Lopes, comemorou o envolvimento de diversos setores da sociedade que trabalharam de forma alinhada, realizando ações de vacinação em locais de grande circulação de pessoas e no ambiente escolar.

“Mais de 600 municípios mineiros estão fazendo ações para atualizar os cartões de vacinação da população. As nossas Unidades Regionais se mobilizaram para levar as vacinas para mais perto de onde a população está e assim conseguirmos ampliar a cobertura vacinal. Neste período, em especial, estamos reforçando a prevenção contra a gripe”, reforçou Poliana Cardoso.

A supervisão do Dia D foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) por meio das 28 unidades regionais.

Belo Horizonte

Em BH, os 152 centros de saúde da cidade e o Centro de Atenção à Saúde do Viajante permaneceram abertos durante o sábado, 13/abril, para a aplicação da vacina contra a gripe. Como parte das ações previstas, as equipes de saúde realizaram também busca ativa de crianças com asma. Com isso, durante o dia Dia D, esse público pode, além de receber a vacina contra a gripe, realizar o acompanhamento da situação clínica.

“A gente precisa aumentar rápido a cobertura vacinal, para evitar complicações e, até mesmo, óbitos. O que desejamos com uma ação como essa é chamar a atenção, sensibilizar os pais, sensibilizar os idosos para a vacinação. E nossas equipes estão visitando aquelas crianças que tiveram passagem pelos serviços de urgência recentemente para que eles possam não somente vir procurar a vacina, mas também agendar consulta nos centros”, afirmou o secretário municipal de saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges Matias.

No Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro da capital, foi montado um ponto de vacinação. E o grupo Movimento BH Mais Feliz realizou oficinas de malabares e de pintura facial. O Zé Gotinha e as mascotes da Guarda Municipal e dos principais times mineiros também estiveram no local para auxiliar nas ações de sensibilização. Para os adultos e idosos, a Secretaria Municipal de Saúde oferece, ainda, aulas de Lian Gong, que é uma prática chinesa desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo.

A mobilização contou também com um evento do Sesc em Minas, que promoveu ações gratuitas em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. A programação incluiu aferição de pressão arterial, quick massage, educação em saúde, lanche saudável, ginástica coletiva, atividades de recreação como cama elástica, intervenções circenses e avaliação de bioimpedância. No palco principal, aconteceram palestras do especialista em qualidade de vida Márcio Atalla e da nutricionista Laura Gontijo sobre saúde, longevidade e hábitos saudáveis. Além de apresentações artísticas com o bloco carnavalesco Asa de Banana, Circo do Sufoco e do cantor Well Figuerê.

Divinópolis

Ao todo, 26 cidades da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis aderiram à mobilização Vacina Mais Minas. Equipes das secretarias municipais de Saúde estiveram presentes em mais de 37 escolas para oferecer vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, assim como as de campanhas específicas, com imunizantes contra a covid-19 e a influenza (gripe).

Suelen Santos, referência técnica da Imunização da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, explica que a vacinação nas escolas é uma forma de oportunizar a atualização dos cartões de vacinação.

“É uma oportunidade de atualizar o cartão de vacina da população, aumentar a cobertura vacinal e consequentemente prevenir doenças”, destacou a referência de imunização da SRS Divinópolis.

Conheça mais ações realizadas na regional de Divinópolis.

Triângulo Norte

Ao todo, cerca de 200 escolas no Triângulo Norte estão recebendo, neste mês de abril, a visita das equipes de saúde, seja para conferir a situação vacinal, quanto para a aplicação das vacinas e ações educativas, com professores, alunos e responsáveis.

A referência técnica da SRS Uberlândia do Programa Saúde na Escola, José Domingos Prado, reforça a importância do envolvimento da comunidade escolar.

“Os pais e responsáveis devem ficar atentos ao recado da escola. Nas escolas que haverá aplicação de vacina, é importante enviar o cartão e preencher o termo de autorização ou levar a criança até uma Unidade de Saúde para completar o esquema vacinal, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), além de aproveitar a oportunidade do Dia D, no sábado”, disse a referência técnica.

Conheça mais ações realizadas na região do Triângulo Norte.

Reforço

Além das diversas atividades de mobilização, SES-MG disponibiliza material de comunicação para ser utilizado e reforçar as ações nos territórios. São peças que podem ser editadas conforme informações das escolas e dos municípios. Nas escolas, o material pode ser trabalhado para incentivar os pais e responsáveis a vacinarem as crianças e adolescentes.

O material está disponível em www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas.

]]>
Banco de notícias Mon, 15 Apr 2024 12:27:57 +0000
Secretaria de Saúde entrega 39 ambulâncias do Samu 192 a consórcios intermunicipais das macrorregiões Sul, Nordeste e Jequitinhonha https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19741-secretaria-de-saude-entrega-39-ambulancias-do-samu-192-a-consorcios-intermunicipais-das-macrorregioes-sul-nordeste-e-jequitinhonha https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19741-secretaria-de-saude-entrega-39-ambulancias-do-samu-192-a-consorcios-intermunicipais-das-macrorregioes-sul-nordeste-e-jequitinhonha

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou, nesta quinta-feira (11/4), 39 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul) e ao Consórcio Intermunicipal de Saúde Nordeste Jequitinhonha (Cisnorje).

Crédito: Fábio Marchetto

Os veículos foram doados pelo Ministério da Saúde e aguardavam, no pátio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), em Belo Horizonte, conclusão do processo de regularização. Eles se somam a outras oito ambulâncias já entregues, sendo sete para a renovação de frota do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que contemplou os municípios de Bocaiuva, Curral de Dentro, Francisco Sá, Itacarambi, Mirabela, Olhos D’Água e Verdelândia; e uma para o município de Sabará, que tem gestão própria do Samu 192.

A secretária de Estado Adjunta de Saúde, Poliana Cardoso Lopes, comemorou o repasse. “Hoje, concluímos a entrega das ambulâncias a mais dois consórcios beneficiários. Cissul e Cisnorge saem daqui com 39 ambulâncias que vão fortalecer o atendimento da população e qualificar frotas novas. Então isso é bastante significativo e estamos muito felizes”, destacou Lopes.

Crédito: Fábio Marchetto

O Cissul recebeu 30 veículos, sendo 11 Unidades de Suporte Básicas (USB) para implantação do serviço, destinadas aos municípios de Pouso Alto, Itumirim, São João da Mata, Munhoz, Alpinópolis, Monte Santo de Minas, Pedralva, Heliodora, Delfim Moreira, Camanducaia e Cabo Verde.  Os demais serão utilizados para a renovação da frota dos municípios de Aiuruoca, Andradas, Boa Esperança, Cambuí, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Lambari, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas e Três Pontas.

O secretário Executivo do Cissul, Filipe Augusto Batista de Souza, agradeceu o empenho e parceria com a SES-MG. “Sabemos que o nosso serviço só funciona porque tem um grande aporte da Secretaria de Saúde, responsável por mais de 50% dos nossos recursos e, com essa estruturação vinda do Ministério da Saúde, depois de vencermos todos os trâmites burocráticos, estamos muito satisfeitos, pois vamos ampliar nosso atendimento em 30%”, ressaltou o secretário Executivo.

Já o Cisnorje, recebeu nove ambulâncias para a renovação de frota do Samu 192 nos municípios de Araçuaí, Chapada do Norte, Divisa Alegre, Felisburgo, Francisco Badaró, José Gonçalves de Minas, Ladainha, Pavão e São Gonçalo do Rio Preto.

Para Antônio Henrique Filho, secretário Executivo do Cisnorje, essas ambulâncias são muito significativas para melhorar o atendimento. “Nossa frota já está muito sucateada e esses veículos são muito bem-vindos e esperados para qualificar o atendimento e reduzir o tempo de resposta”, concluiu.

As ambulâncias de renovação de frota contam com custeio federal, estadual e municipal para o seu funcionamento.

]]>
Banco de notícias Thu, 11 Apr 2024 15:11:25 +0000
Secretaria de Saúde e deputados estaduais discutem demandas do SUS-MG https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19700-secretaria-de-saude-e-deputados-estaduais-discutem-demandas-do-sus-mg https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19700-secretaria-de-saude-e-deputados-estaduais-discutem-demandas-do-sus-mg

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, nesta quarta-feira (3/4), o Café com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. O objetivo do encontro foi ouvir as principais demandas dos deputados que formam a Comissão.

Crédito: Fábio Marchetto

“Mais do que falar sobre a Secretaria, nos reunimos hoje para ouvir as expectativas dos deputados a fim de aprimorar nosso entendimento do território mineiro no que se refere às demandas no âmbito da saúde”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Segundo a secretária adjunta de Governo de Estado de Minas Gerais, Mila Corrêa, a importância do Café com a Comissão é justamente qualificar as respostas aos deputados e, consequentemente, à população mineira. “A Secretaria de Governo prima pelo relacionamento com a Assembleia, buscando aprimorar sempre o atendimento às questões de saúde apresentadas pela casa”, afirmou. 

Durante a reunião, o deputado estadual Arlen Santiago, presidente da Comissão de Saúde da ALMG, apresentou cada um dos deputados presentes e sinalizou questões importantes para o fortalecimento da saúde pública em Minas Gerais, como a vacinação contra a dengue e contra a covid-19. Ele destacou ainda os avanços realizados pela SES-MG com programas bem estruturados, como o Valora Minas e o Opera Mais Minas Gerais.

]]>
Banco de notícias Thu, 04 Apr 2024 15:28:56 +0000
Minas Gerais inicia vacinação contra a influenza https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19559-minas-gerais-inicia-vacinacao-contra-a-influenza https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19559-minas-gerais-inicia-vacinacao-contra-a-influenza

Com a proximidade do período de baixas temperaturas e aumento da circulação de vírus respiratórios, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância da vacinação contra a influenza (gripe). A campanha será realizada entre os dias 25 de março e 31 de maio, mas vários municípios mineiros darão início à vacinação ainda nesta semana. O dia D de mobilização nacional está previsto para 13 de abril.

Crédito: Fábio Marchetto

O estado recebeu, em 15/3, 844 mil doses da vacina contra a influenza, que já foram distribuídas às regionais de saúde do estado. De acordo com o Ministério da Saúde, mais doses serão disponibilizadas em remessas ao longo do período de vacinação. A estimativa é de 8,7 milhões de pessoas incluídas nos grupos prioritários para a vacinação no estado.

A imunização tem como objetivo a redução das complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus. A vacina é segura e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado.

A campanha será realizada segundo a população prioritária para a vacinação: pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, além das Forças Armadas, de segurança e salvamento, dentre outros.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Josianne Gusmão, a vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

“A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A detecção de anticorpos protetores se dá entre duas e três semanas depois da vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre após 4 a 6 semanas e a proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, por isso ela deve ser realizada anualmente”, explica.

“A meta é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza. Para os demais grupos, considerando a indisponibilidade de denominadores serão disponibilizados os dados de doses administradas durante a campanha”, informa.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023 foram aplicadas 7.452.798 doses da vacina contra a influenza em Minas Gerais nos grupos prioritários (crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores). A cobertura foi de 68,8% desse público.

Influenza em Minas

Em 2023 foram notificados 549 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por influenza e 51 óbitos. Em 2024, até fevereiro, foram 11 casos notificados da doença e um óbito. A SES-MG reforça que os dados são parciais e estão sujeitos à alteração.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. É causada pelos tipos A, B, C e D do vírus, sendo os tipos A e B responsáveis por epidemias sazonais.

Segundo o coordenador de Programas de Vigilância de Doenças Transmissíveis Agudas da SES-MG, Gilmar José Coelho Rodrigues, a transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

"Os principais sintomas da gripe são febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse e dor de cabeça e se assemelham com os sintomas da covid-19. Por isso, a vacinação é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra essas doenças. A vacina contra a influenza pode ser administrada junto com a vacina da covid-19, então recomendamos aproveitar a oportunidade da campanha de vacinação para atualizar a situação vacinal também para covid-19 nos grupos elegíveis”, alerta Rodrigues.

Além da vacina, outras medidas podem auxiliar na prevenção. São elas:

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilize lenço descartável para higiene nasal;
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
  • Evite aglomerações e ambientes fechados (procure manter os ambientes ventilados);
  • Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Mais informações sobre a gripe podem ser acessadas em: www.saude.mg.gov.br/gripe.

Público prioritário para vacinação contra influenza

  • Crianças (6 meses a menores de 6 anos);
  • Gestantes e puérperas;
  • Trabalhadores de saúde;
  • Povos indígenas;
  • Quilombolas;
  • Professores;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas com deficiência permanente, a partir de 12 anos;
  • Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
  • Pessoas em situação de rua;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • Adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas.
]]>
Banco de notícias Wed, 20 Mar 2024 09:17:20 +0000
Assistência à pessoa com deficiência no Norte de Minas terá investimento de R$ 3,6 milhões neste ano https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19777-assistencia-a-pessoa-com-deficiencia-no-norte-de-minas-tera-investimento-de-r-3-6-milhoes-neste-ano https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19777-assistencia-a-pessoa-com-deficiencia-no-norte-de-minas-tera-investimento-de-r-3-6-milhoes-neste-ano

Com previsão de atender 3.185 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) neste ano, a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RPCD) terá investimento superior a R$ 3,6 milhões no Norte de Minas. A assistência contemplará a disponibilização de equipamentos, manutenção ou adaptação, atendendo pessoas residentes em doze microrregiões de saúde. Os serviços serão executados pelos Centros Especializados de Reabilitação (CER) sediados em Janaúba, Januária e Montes Claros. 

As regras de financiamento de órteses, próteses e materiais especiais da reabilitação física estão definidas na Deliberação 4.630, da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS) e na Resolução 9.404, publicadas dia 26 de março deste ano pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Em todo o estado, o financiamento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência tem previsão de ter um custeio anual superior a R$ 46,5 milhões. Desse total, R$ 20,1 milhões são provenientes do teto de média e alta complexidade do Ministério da Saúde (MS) e R$ 26,3 milhões serão repassados pelo Governo do Estado.

17.04.2024 - Montes Claros - AscomPrefeitura de Montes Claros

O coordenador de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, João Alves Pereira, explica que “a previsão é de que os valores de fonte estadual sejam repassados aos Centro Especializados de Reabilitação de forma quadrimestral. O recurso estadual poderá complementar o valor dos procedimentos de órteses, próteses e materiais especiais, bem como ser usado para ampliar o acesso de usuários à Rede de Cuidados”.

Foi considerado para a definição dos valores a serem destinados aos Centros Especializados em Reabilitação a parametrização por critério populacional, segundo dados do Censo/IBGE de 2022, em consonância com a grade de referência da reabilitação física pactuada na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência de Minas Gerais.

Para o atendimento de demandas de sete microrregiões de saúde o CER de Montes Claros receberá investimento superior a R$ 2,1 milhões para o atendimento de 1.893 usuários do SUS. Os valores estão distribuídos da seguinte forma: microrregião de Saúde de Montes Claros (R$ 1,012 milhão); Pirapora (R$ 302,8 mil); Taiobeiras (R$ 298,3 mil); Bocaiuva (R$ 165,1 mil); Francisco Sá (R$ 150,3 mil); Salinas (R$ 144,5 mil) e Coração de Jesus (R$ 98,6 mil).

O CER da microrregião de Saúde de Janaúba/Monte Azul receberá R$ 603,6 mil para atendimento de demandas de 499 portadores de deficiência. 

Já para o atendimento de 766 usuários do SUS, residentes em 25 municípios que integram a área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, estão previstos R$ 878,9 mil de investimentos. Por microrregião de saúde os valores estão divididos da seguinte forma: Brasília de Minas (R$ 278,7 mil); Januária (R$ 250,1 mil); São Francisco (R$ 222,6 mil) e na microrregião de Manga (R$ 127,4 mil).

Entre 107 diferentes tipos de equipamentos que usuários da RCPD poderão receber estão: cadeiras de rodas; calçados anatômicos e ortopédicos; carrinho dobrável para transporte de criança com deficiência; bengalas; muletas; próteses exoesqueléticas e adaptações de assentos e encosto.

]]>
Banco de notícias Wed, 17 Apr 2024 18:45:17 +0000
Vacinação mobiliza 22 cidades na Regional de Saúde de Januária no Dia D de imunização https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19776-vacinacao-mobiliza-22-cidades-na-regional-de-saude-de-januaria-no-dia-d-de-imunizacao https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19776-vacinacao-mobiliza-22-cidades-na-regional-de-saude-de-januaria-no-dia-d-de-imunizacao

A vacinação é o meio mais eficaz para prevenir endemias e controlar doenças infecciosas. Visando o aumento das coberturas vacinais em todo o estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, no sábado, 13/4, o Dia D da estratégia de imunização Vacina Mais Minas. A ação foi realizada em parceria com a Gerência Regional de Saúde de (GRS) Januária e 22 municípios da área de atuação da regional.

No decorrer de toda semana, os municípios realizaram ações de mobilização nas escolas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como palestras, ações lúdicas e utilização de vacimóveis.
[widgetkit id=423]

Para a diretora da Gerência Regional de Saúde de Januária, Ioná de Carvalho Lisboa, a iniciativa da SES-MG e o envolvimento da GRS, em parceria com as secretarias municipais de saúde de 22 municípios, por meio do Vacina Mais Minas, fortalecem significativamente estratégia de imunização durante todo o ano para ampliação da cobertura vacinal.

De acordo com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da GRS de Januária, foram aplicadas 12.175 doses de imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização nos escolares dos 22 municípios da área de abrangência da Regional de Januária que aderiram ao Dia D do Vacina Mais Minas, um momento oportuno para atualização dos cartões de vacinação deste público.

]]>
Banco de notícias Wed, 17 Apr 2024 18:37:29 +0000
Regional de Saúde de Januária realiza treinamento de inspeção sanitária em laboratório de análises clínicas https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19775-regional-de-saude-de-januaria-realiza-treinamento-de-inspecao-sanitaria-em-laboratorio-de-analises-clinicas https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19775-regional-de-saude-de-januaria-realiza-treinamento-de-inspecao-sanitaria-em-laboratorio-de-analises-clinicas

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, entre os dias 16 e 17/4, realizou o Treinamento em Laboratório de Análises Clínicas, envolvendo os fiscais sanitários dos municípios que aderiram ao elenco B da Deliberação CIB-SUS/MG n°4418, de outubro de 2023, e que estão com laboratórios de análises clínicas em funcionamento.

O treinamento foi organizado pelo Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa) da GRS Januária, utilizando metodologias ativas, com várias atividades visando a compreensão e aplicação nas inspeções sanitárias em laboratórios de análises clínicas de acordo com as legislações RDC n°786, de 5 de maio de 2023, e RDC n° 26, de outubro de 2023.

17.04.2024 - Januária -Treinamento Fiscais Sanitários

Para Rogério Fernandes Lima, fiscal sanitário do município de Luislândia, o Treinamento em Laboratório de Análises Clínicas foi uma importante oportunidade de aprendizado. “O treinamento possibilitou agregar conhecimentos, habilidades e competências complementares que serão base para as ações de fiscalização nos laboratórios no município”, disse.
Bruna Mendes Aquino Rocha, coordenadora da Vgilância Sanitária do município de Brasília de Minas, enfatizou que “foi um treinamento de extrema importância para a vigilância sanitária municipal, pois as informações nos prepararam para realizarmos inspeções sanitárias em tais estabelecimentos”.

Tais Coelho Pinto de Oliveira, coordenadora do Nuvisa da GRS Januária, reiterou a relevância destes treinamentos. “Tais ações de capacitação trazem segurança para os fiscais sanitários municipais e os aproxima dos serviços, sendo a população a maior favorecida”, pontuou.

]]>
Banco de notícias Wed, 17 Apr 2024 16:58:18 +0000
Dia D de vacinação: Regional de Saúde de Teófilo Otoni contou com adesão de 23 municípios para ação do Vacina Mais Minas https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19774-dia-d-de-vacinacao-regional-de-saude-de-teofilo-otoni-contou-com-adesao-de-23-municipios-para-acao-do-vacina-mais-minas https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19774-dia-d-de-vacinacao-regional-de-saude-de-teofilo-otoni-contou-com-adesao-de-23-municipios-para-acao-do-vacina-mais-minas

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni e em parceria com os municípios, promoveu, no sábado, 13/4, o Dia D de vacinação para atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes e ampliar a cobertura vacinal no estado. A ação faz parte da estratégia Vacina Mais Minas que visa reforçar a importância da imunização para a saúde individual e coletiva.

“Fiz questão de trazer a minha filha para vacinar. Acho importante mostrar para ela a cultura do cuidado com a saúde e prevenção de doenças por meio da vacina”, afirma Raíssa e Helena Dutra, 34 anos, moradora de Teófilo Otoni, jornalista e mãe da Liz Dutra, de 6 anos de idade, que vacinou contra febre amarela e varicela (catapora). Vinte e três municípios pertencentes à Regional de Saúde de Teófilo Otoni prestaram atendimento à população no sábado, 13/4. Cerca de 7,6 mil pessoas foram vacinadas na região.

Além das vacinas de rotina, alguns municípios incluíram na programação do dia D a aplicação da vacina contra influenza (gripe), cuja campanha está em andamento. O município de Teófilo Otoni foi um deles, contando com 26 salas de vacinas, sendo oito da zona rural, que ficaram abertas no dia 13/4, das 8 às 16 horas, para atendimento ao público-alvo das duas campanhas. A coordenadora de imunização do município, Aglidy Gomes Pena Almeida, explicou que as pessoas também podem procurar as salas de vacina durante a semana para verificação da situação vacinal. “Várias unidades permanecem abertas no horário de almoço: Alto Bela Vista, Grão Pará, Gabriel Langkamer, Palmeiras, São Cristóvão, Vila São João e Vila Verônica”, enfatiza Aglidy.
[widgetkit id=422]

Teófilo Otoni também disponibiliza o atendimento noturno, de segunda a quinta-feira, seguindo cronograma específico publicado no site e redes sociais da prefeitura (https://teofilootoni.mg.gov.br / @prefeiturato / @secretaria.saude.teo).

Cobertura vacinal na região
O superintendente regional de Saúde de Teófilo Otoni, Leonardo Figueiredo, explica que as coberturas vacinais das crianças menores de cinco anos estão satisfatória na região, atingindo uma média de 96% de cobertura no ano de 2023, um pouco acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) que é de 95%. Contudo, o superintendente faz um alerta sobre a vacina contra o HPV (Human Papiloma Virus - Papilomavírus Humano). “A nossa cobertura vacinal contra o HPV está baixa. Em relação aos meninos, 83% estão vacinados e apenas 66% das meninas receberam a vacina. Precisamos melhorar a nossa cobertura vacinal quanto a esse imunizante”, ressaltou Leonardo Figueiredo.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Teófilo Otoni, Andrea Souza Uzel Pereira, explica que a vacina contra o HPV está indicada para adolescentes do sexo masculino e feminino, de 9 a 14 anos, no esquema de dose única. “A vacinação contra o HPV é essencial para a prevenção dos cânceres relacionados a esse vírus e outras doenças associadas”, pontuou Andrea Uzel.

A vacinação minimiza o risco de adoecimento, além de reduzir as chances de evolução de doenças para quadros graves que necessitam de internação e podem levar o paciente ao óbito. Com o Vacina Mais Minas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais fortalece a estratégia de imunização durante todo o ano para ampliação da cobertura vacinal.

]]>
Banco de notícias Wed, 17 Apr 2024 16:32:27 +0000
Cievs-Minas capacita profissionais de saúde no âmbito da SRS Ponte Nova https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19773-cievs-minas-capacita-profissionais-de-saude-no-ambito-da-srs-ponte-nova https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19773-cievs-minas-capacita-profissionais-de-saude-no-ambito-da-srs-ponte-nova

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs-Minas) e da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, realizou, nos dias 15 e 16/4, capacitação acerca da assistência ao paciente pediátrico gravemente enfermo, com ênfase nas doenças estreptocócicas. O primeiro dia aconteceu no auditório do Hospital Arnaldo Gavazza (HAG), em Ponte Nova, e o segundo dia foi realizado no Hospital São Sebastião (HSS), em Viçosa.

Os encontros foram conduzidos por equipe técnica do Cievs-Minas, representada pela médica pediatra intensivista Flávia Ribeiro Soares Cruzeiro e pela médica pediatra infectologista Daniela Caldas Teixeira, e tiveram como público-alvo médicos e enfermeiros de urgência e emergência e equipes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica e de Segurança do Paciente das instituições hospitalares participantes, entre as quais HAG, HSS, Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), de Ponte Nova, e Hospital São João Batista (HSJB), de Viçosa.

17.04.2024 - Cievs - Viçosa

A programação abrangeu o seguinte conteúdo: doenças estreptocócicas, reconhecimento do paciente pediátrico gravemente enfermo e manejo inicial do choque séptico, caso clínico interativo e manejo clínico da dengue. “Foi uma excelente oportunidade para conversarmos com os profissionais de saúde a respeito dos cuidados com o paciente pediátrico criticamente doente, com foco nas doenças estreptocócicas, causadas por bactérias gram-positivos, os estreptococos. Pudemos tratar as patologias mais frequentes e os cuidados iniciais que devemos ter com essa criança que está apresentando uma condição clínica grave”, esclareceu Flávia Cruzeiro.

Daniela Caldas, por sua vez, destacou a importância do diagnóstico oportuno e do tratamento assertivo, com isolamento de doentes, mesmo em manifestações não graves. “Temos que nos concentrar no manejo adequado, conforme manifestação clínica: no manejo ambulatorial, com o cuidado na prescrição e na reavaliação, e no manejo hospitalar, com a monitorização e o uso assertivo de antimicrobianos”, frisou.

Sobre o manejo da dengue, Daniela localizou a doença em suas fases, que se iniciam com a incubação, passam pela fase febril, com o início dos sintomas, como viremia (presença de vírus circulante no organismo), cefaleia (dor de cabeça, mialgia (dor muscular) e exantema (manchas vermelhas), e fase crítica, próxima ao período de defervescência (diminuição ou cessação da febre), finalizando com a recuperação, que envolve a resolução do extravasamento plasmático (perda de volume do plasma). “Para que possamos salvar vidas, precisamos identificar as complicações em todos os momentos e nas diferentes manifestações clínicas da doença”, destacou.

]]>
Banco de notícias Wed, 17 Apr 2024 15:31:05 +0000
Regional de Saúde de São João del-Rei e 18 cidades promovem Dia D do Vacina Mais Minas https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19772-regional-de-saude-de-sao-joao-del-rei-e-18-cidades-promovem-dia-d-do-vacina-mais-minas https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19772-regional-de-saude-de-sao-joao-del-rei-e-18-cidades-promovem-dia-d-do-vacina-mais-minas

Quando o assunto é saúde, a prevenção é uma das medidas mais importantes para preservar a saúde da população de forma individual e coletiva. Com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais em todo o estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, neste sábado, 13/4, o Dia D da estratégia de imunização Vacina Mais. A ação foi realizada em parceria com a Gerência Regional de Saúde de (GRS) São João del-Rei e 18 secretarias municipais de saúde da área de atuação da regional.

A vacinação minimiza o risco de adoecimento, além de reduzir as chances de evolução de doenças para quadros graves que necessitam de internação e podem levar o paciente ao óbito. Nos 18 municípios da área de abrangência da Regional de Saúde de São João del-Rei que aderiram ao Dia D do Vacina Mais Minas, foram aplicadas 4.756 doses de imunizantes, de acordo com o levantamento realizado junto aos municípios pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica da GRS São João del-Rei. Além das vacinas contra Influenza, foram também administradas as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização, aproveitando o momento para atualização do cartão de vacinação.
[widgetkit id=421]

A diretora da Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei, Edwalda Maria Carvalho de Assumpção, acompanhou de perto a mobilização do Dia D, da estratégia de imunização Vacina Mais Minas, na qual os municípios da microrregião de Saúde de São João del-Rei aplicaram mais de 4 mil doses de imunizantes, resultado do esforço das equipes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei e das secretarias municipais de saúde, que conseguiram o engajamento da população do território. “Fico emocionada com o envolvimento de todos nesta iniciativa em favor da vida”, destaca a diretora.

Para potencializar o alcance do Dia D, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São João del-Rei estendeu o horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para a imunização da população, facilitando o acesso da população às salas de vacinação em horário e locais mais convenientes ao público-alvo da campanha. A iniciativa foi destacada por Karina Cardoso, representante da SMS São João del-Rei, que entende o cuidado com a imunização como ato de responsabilidade coletiva e de proteção da população mais vulnerável da comunidade. “Cada dose de vacina administrada representa um passo na luta contra doenças evitáveis e também na luta pela construção de um ambiente mais saudável para todos”, destacou.

]]>
Banco de notícias Wed, 17 Apr 2024 15:05:13 +0000
Fluxo regulatório viabiliza acesso da população à rede assistencial de urgência e emergência https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19771-fluxo-regulatorio-viabiliza-acesso-da-populacao-a-rede-assistencial-de-urgencia-e-emergencia https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19771-fluxo-regulatorio-viabiliza-acesso-da-populacao-a-rede-assistencial-de-urgencia-e-emergencia

Aguardar por um leito para a realização de procedimentos de urgência e emergência é uma realidade para milhares de pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2023, foram realizadas mais de 1,3 milhões de solicitações de internações em Minas Gerais. Nos últimos 10 anos, este número ultrapassou 12 milhões de pedidos. As solicitações de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no ano passado somaram 79.143, e o acumulado dos últimos 10 anos foi de 658.823 pedidos.

070324 Fabio Marchetto 9

Para organizar todos estes pedidos, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) coordena a regulação de leitos para que os pacientes sejam cadastrados, avaliados e transferidos para o atendimento especializado ou para a realização de procedimentos na rede assistencial, em tempo oportuno, seguindo protocolos e classificações de risco.

Leidemar Aparecida Duarte Costa, moradora de Serra do Salitre, na região noroeste do estado, foi uma das milhares de mineiras atendidas por esse ecosistema. Com 29 semanas de gestação, sua bolsa rompeu e com um bebê prematuro, as equipes de saúde precisaram se organizar para salvar a vida do pequeno Otávio.

“Logo que nasceu, ele precisou ser entubado. O estado de saúde era complicado porque ele também teve anemia e infecção e ficou 22 dias ligado aos aparelhos. Depois, ele passou uma semana em observação, mas precisou fazer uma traqueostomia, foi entubado novamente e já ficamos esperando a transferência. Aguardamos por menos de duas semanas e conseguimos a vaga na Santa Casa BH”, lembra a mãe. O transporte para a capital mineira foi feito pelo Saav, que é fruto da parceria entre a SES-MG, o CBMMG, o Comave e o Samu, por meio dos Consórcios Regionais de Saúde.

Depois de 57 dias de internação, mãe e filho receberam a tão esperada alta médica em 12/3 e voltaram para casa com uma ambulância enviada pelo município. “Eu dou nota 10 para o processo de transferência e para o atendimento que recebemos desde o início. Agora que ele já está melhor e se recuperando em casa”, comemorou.

Regulação de leitos em Minas

A Portaria de Regulação do Ministério da Saúde foi publicada em 2008, mas o processo regulatório do acesso em Minas Gerais se iniciou em 2003.

No Estado, o SUSfácilMG é a ferramenta utilizada para cadastro e acompanhamento da evolução dos pacientes e todas as informações pertinentes aos casos são compartilhadas via sistema informatizado. Nas centrais de regulação, sejam elas estaduais ou municipais, médicos e operadores trabalham para garantir o acesso do paciente à rede, baseados, sobretudo, no princípio da equidade.

De acordo com a superintendente de Regulação do Acesso da SES-MG, Daniela Domingues, a política de regulação de Minas surgiu da necessidade de ampliação de acesso do usuário de forma equânime e da importância de priorizar casos graves. “Antigamente, as pessoas eram encaminhadas pelos médicos ou por políticos e nem sempre o indivíduo tinha os critérios clínicos e nem era feito classificação de riscos para conseguir a transferência. A regulação veio com o princípio da equidade e universalidade para permitir o acesso a todos os usuários do SUS, que têm o mesmo direito e a mesma oportunidade de conseguir a vaga”, conta.

O fluxo da regulação começa quando o estabelecimento de urgência e emergência, como uma UPA, estabiliza o paciente com risco de morte, cadastra a solicitação de internação ou transferência no SUSfácilMG e preenche todas as informações sobre o caso, para que sejam buscados leitos em outras unidades hospitalares que tenham a infraestrutura necessária.

Centrais de Regulação

O estado possui 13 Centrais Regionais de Regulação Assistencial, que contam com médicos reguladores, operadores e coordenadores macrorregionais. Também há quatro centrais municipais localizadas em Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia. As centrais funcionam 24 horas por dia e sete dias na semana, para buscar a vaga adequada e o recurso assistencial necessário. No nível central da SES-MG, há uma Coordenação Estadual de Regulação Assistencial composto por quatro coordenadores, que têm responsabilidade pela gestão técnica de todas as centrais e monitoram os processos de trabalho.

Maria Ângela Monteiro é médica reguladora da Central de Regulação da Macrorregião de Belo Horizonte e ressalta que o papel das centrais é crucial e depende diretamente do trabalho feito pela equipe médica da assistência, que está à beira leito.

“Os hospitais municipais, UPA, ou policlínicas são chamados de ‘origem’. Eles fazem a solicitação de internação pelo SUSfácilMG, e esse cadastro simboliza um paciente que está numa maca, aguardando pela transferência. O médico regulador vai avaliar o laudo por meio de critérios clínicos e, por isso, as informações devem ser preenchidas de forma completa, explicitando a patologia, a real necessidade que o caso exige, resultados de exames, medicamentos administrados e qual é a distância que ele se encontra dos hospitais de alta complexidade. Iniciamos as buscas com base nessas informações, tanto para leitos de enfermaria, quanto de CTI e avaliamos os hospitais mais adequados, com a maior agilidade possível”, pontua.

A médica, que desempenha a função há 16 anos, explica que quando faltam informações, o médico regulador pode inserir perguntas ou solicitar esclarecimentos, via sistema, de modo a colher mais dados e realizar uma busca mais assertiva. “Tudo que for citado no laudo deve ser detalhado, para que sejam definidos os pacientes de gravidade habitual, intermediária ou de maior gravidade. Por exemplo, se temos uma pessoa com insuficiência renal, preciso procurar um hospital que tenha condições de realizar hemodiálise. A busca é feita de forma ampliada em toda a rede de referência de hospitais da macrorregião e é importante separar pacientes cardiológicos ou neurológicos, portanto, inserir o detalhamento é fundamental”, enfatiza Maria Ângela Monteiro.

Em um plantão de 24 horas da Central de Regulação da Macrorregião de Belo Horizonte, são regulados cerca de mil laudos por dia. Quando as informações são detalhadas, o tempo de espera do paciente tende a ser menor e os pedidos de transferência hospitalar precisam ser alimentados, pelo menos, a cada 12 horas, com a evolução do caso. Cada processo de entrada e saída do laudo na tela para a inserção de informações adicionais pode demorar duas, quatro horas ou mais, porque uma parte burocrática não foi realizada da forma correta e esse é um tempo grande que não pode ser perdido na busca de vaga.

Maria Ângela Monteiro destaca que o trabalho de cada profissional da regulação existe para permitir que o paciente tenha acesso à assistência que necessita. “Muitas estratégias são elaboradas para que o processo seja frutífero e trabalhamos todos os dias para que, ao sair do plantão, tenhamos liberado o maior número de vagas possível”.

Ação conjunta

Daniela Domingues lembra que durante o período crítico da pandemia, em que muitas pessoas precisavam de leitos de internação de urgência e emergência, o trabalho das centrais de regulação foi colocado em evidência. “Minas foi um dos estados mais bem-sucedidos no combate à pandemia e na operacionalização da internação e transferência dos pacientes, devido à Política de Regulação do Acesso do estado. As internações e transferências foram agilizadas por meio da atuação das centrais e esse foi um trabalho em equipe que englobou o Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros (BOA), o Suporte Aéreo Avançado de Vida (Saav), o Comando de Aviação do Estado (Comave) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com as transferências terrestres, ou seja, todos se uniram para salvar vidas”, afirma.

A partir deste ano, o Samu passa a funcionar de forma integrada com a central de regulação e a expectativa da SES-MG é de otimização dos processos e mais agilidade nos atendimentos.

Otimização dos processos

A SES-MG está desenvolvendo o projeto estratégico Regulação 4.0, que tem como principal desafio transformar e otimizar os processos do Sistema Estadual de Regulação Assistencial por meio da substituição do SUSfácil por uma ferramenta mais moderna e adequada às necessidades do SUS-MG, utilizando a tecnologia da inteligência artificial (IA).

O projeto possui quatro frentes de trabalho: “Nova Ferramenta Estadual de Regulação Assistencial”; “Observatório da Demanda por Acesso à Assistência”;

“Reestruturação do Modelo de Governança e Operações do Sistema Estadual de Regulação Assistencial” e “Fortalecimento da Regulação Assistencial”.

]]>
Banco de notícias Wed, 17 Apr 2024 08:56:23 +0000
SES-MG realiza Dia D de vacinação em parceria com 22 cidades da Regional de Saúde de Alfenas https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19770-ses-mg-e-22-cidades-da-regional-de-saude-de-alfenas-promovem-vacina-mais-minas https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19770-ses-mg-e-22-cidades-da-regional-de-saude-de-alfenas-promovem-vacina-mais-minas

Aumentar as coberturas vacinais de todos os imunizantes oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é o objetivo da ação Vacina Mais Minas - um movimento que ocorreu em todo o estado entre os dias 8 e 12/4 nas escolas, com o Dia D de vacinação em 13/4. Na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas, participaram da iniciativa 22 cidades, 20 instituições de ensino e 15 unidades básicas de Saúde, com ações de vacinação extramuros e mobilização.

O superintendente regional de saúde de Alfenas, João Tadeu Silva, ressaltou a importância da estratégia Vacina Mais Minas no contexto regional. Segundo ele, “a campanha promoveu a conscientização e oportunidade de vacinação da população, visando o aumento das coberturas vacinais e diminuição do risco de reintrodução de doenças”.
[widgetkit id=420]

Durante o dia D, nos 22 municípios participantes, foram aplicadas cerca de 4.000 doses de imunizantes, entre influenza e vacinas de rotina. Em Alfenas, município sede da Superintendência Regional de Saúde, somente do dia 13/04, foram aplicadas cerca de 250 doses de vacinas. Segundo Thaila Oliveira Zatiti, coordenadora de vigilância em saúde do município de Alfenas, “a realização do dia D foi muito importante, sobretudo a imunização contra influenza, uma vez que se iniciou o período de outono/inverno onde as infecções respiratórias são mais recorrentes”. Ainda segundo a coordenadora, as ações de vacinação continuarão durante todo período da campanha de vacinação contra a influenza (até 31 de maio) nas unidades básicas de saúde do município, com o objetivo de vacinar o maior número de pessoas possível”, conclui.

Durante toda semana, os municípios realizaram ações de mobilização, como palestras e ações lúdicas. A escola municipal Coronel Cândido de Souza Dias, do município de Arceburgo, elaborou junto às crianças, um livro de poemas sobre a campanha "VACINA MAIS MINAS", ressaltando a importância da vacinação. A professora Shayenne Zito, reforçou a importância do trabalho integrado entre saúde e educação. Segundo ela, “as informações passadas às crianças sobre a vacinação, influem diretamente na conscientização de seus familiares”.

Cenário da cobertura vacinal
Na área de atuação da Regional de Saúde de Alfenas, conforme dados extraídos do Localiza SUS, até o dia 16/4, a cobertura vacinal contra influenza para os grupos prioritários de crianças, gestantes, puérperas, idosos e indígenas estava em 18,15%. Já entre as vacinas de rotina, a que apresentou menor cobertura foi a pólio oral, que estava em 53,11%.

]]>
Banco de notícias Tue, 16 Apr 2024 19:24:57 +0000
Cerca de 70 mil doses de vacina foram aplicadas no Dia D na Regional BH https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19769-cerca-de-70-mil-doses-de-vacina-foram-aplicadas-no-dia-d-na-regional-bh https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19769-cerca-de-70-mil-doses-de-vacina-foram-aplicadas-no-dia-d-na-regional-bh

Os 39 municípios que compõem a Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte (URS-BH) realizaram no último sábado, 13/4, o Dia D de Vacinação. Foram aplicadas 69.614 doses de diversos imunizantes.

A mobilização da população ocorreu de diversas formas: palestras, vacimóveis, presença de Maria e Zé Gotinha, mutirão de informação, eventos nas escolas, entre outras. Com mais de 350 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas e o trabalho conjunto da Atenção Primária com a Imunização, o atendimento à população ocorreu em grande escala.

A superintendente da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte (URS-BH), Débora Tavares, ressalta a importância desse evento, que mais uma vez mostrou a força da mobilização do Sistema Único de Saúde (SUS). “A vacinação é uma estratégia coletiva e juntos vamos aumentar a nossa cobertura vacinal. As vacinas evitam casos graves de diversas doenças e protegem a população”, ressalta Tavares.
[widgetkit id=419]

Município de abrangência da URS-BH, Ribeirão das Neves realizou o dia D da campanha de Vacinação contra influenza (gripe) em todas as 61 unidades de saúde e ainda contou com 4 postos volantes. A secretária-adjunta de Saúde de Ribeirão das Neves, Vanusa Pereira, ressalta a importância da ação. “Sabemos que a melhor maneira de controle de promoção da saúde é a prevenção. Vacina previne diversas doenças. Vacina salva vidas".

Calendário e Caderneta de Vacinação
Para saber quais vacinas estão disponíveis de acordo com a faixa etária, basta acessar o link https://www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas#calendario

Já a Cartão de Vacinação de Crianças está disponível nos links
Cartão da Criança: Menina
Cartão da Criança: Menino

]]>
Banco de notícias Tue, 16 Apr 2024 19:11:23 +0000
Dia D da Vacinação tem adesão de todos os municípios da SRS Ponte Nova https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19768-dia-d-da-vacinacao-tem-adesao-de-todos-os-municipios-da-srs-ponte-nova https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19768-dia-d-da-vacinacao-tem-adesao-de-todos-os-municipios-da-srs-ponte-nova

Com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e reduzir ou mesmo erradicar doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, no sábado, 13/4, o Dia D da estratégia de imunização Vacina Mais Minas, em mais de 600 municípios mineiros. Na área da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, todos os 30 municípios aderiram à ação, com abertura de salas de vacina, pontos de vacinação extramuro e até “drive thru”, tanto na zona urbana como em comunidades rurais.

Na ação de mobilização do Dia D em Ponte Nova, sede da SRS, foram disponibilizadas à população as vacinas contra influenza, conforme público prioritário, além dos imunizantes do Programa Nacional de Imunização (PNI), como as vacinas contra covid, HPV, febre amarela, meningite, hepatite B, além de varicela e triviral. Somente no sábado, foram aplicadas 658 doses nas quatro salas de vacina: São Pedro, Santo Antônio, PAM e Triângulo.

[widgetkit id=418]
Em Viçosa, onde o Dia D foi realizado massivamente, a estratégia foi abrir todas as quatorze unidades básicas de Saúde (UBS) do município, com foco na vacinação contra a influenza. Ao todo, foram aplicadas 1.371 doses, sendo 1.244 de Influenza e 127 doses de vacinas de rotina. “Ainda continuaremos com a campanha de influenza junto aos grupos prioritários, com todas as nossas salas de vacina abertas, até o final de maio, a fim de que nossa população fique ainda mais protegida”, comentou o secretário municipal de saúde, Rainério Fontes.

Em Porto Firme, outro município da área da SRS, foi aberta a UBS local e colocado um ponto de vacinação ao lado da Prefeitura. No total, foram aplicados 164 imunizantes, sendo 55 crianças e 78 adultos (conforme público-alvo) vacinados contra a Influenza e 31 pessoas vacinadas com dose de reforço contra a covid.

Para a superintendente da SRS Ponte Nova, Josy Duarte, não se deve perder nenhuma oportunidade de vacinação. “Os Dias D são excelente estratégia para colocar em dia o cartão de vacinação e aderir às campanhas de imunização vigentes”, disse..Josy ressaltou a facilidade proporcionada pela vacinação no fim de semana. “No caso da realização no sábado, ampliamos ainda mais a oferta e facilitamos o acesso, já que muitos não podem se deslocar às unidades devido a compromissos de trabalho e estudo”, completou.


Cobertura
Até as vésperas da realização do Dia D de vacinação, a cobertura vacinal da campanha contra a influenza na área da SRS Ponte Nova estava em 20,35%. Após essa data, com dados atualizados em 16 de abril, a cobertura vacinal aumentou para aproximadamente 23,61%.

]]>
Banco de notícias Tue, 16 Apr 2024 18:48:37 +0000
Norte de Minas: Programa SUS Digital e atenção primária à saúde recebem investimentos https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19767-norte-de-minas-programa-sus-digital-e-atencao-primaria-a-saude-recebem-investimentos https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19767-norte-de-minas-programa-sus-digital-e-atencao-primaria-a-saude-recebem-investimentos

 

Com o objetivo de promover a transformação digital no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para ampliar o acesso da população às suas ações e serviços, o Ministério da Saúde (MS) está disponibilizando mais de R$ 2,3 milhões ao Norte de Minas para a implementação, neste ano, da primeira etapa do Programa SUS Digital. Para todos os municípios e estados o investimento previsto neste ano pela Portaria 3.534, publicada dia 12/4, é superior a R$ 232,1 milhões. Desse total, R$ 8,7 milhões são destinados à adesão de Minas Gerais ao Programa.

João Alves Pereira, coordenador de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, explica que a Portaria 3.232, publicada dia 1º de março deste ano instituindo o Programa, esclarece que a “transformação digital no SUS aplica-se ao campo da saúde como um todo, incluindo a atenção integral; à vigilância em saúde; a formação educacional permanente dos trabalhadores e profissionais de saúde; a gestão do SUS em seus diversos níveis e esferas; e o planejamento, monitoramento, avaliação, pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde, mas sem se restringir a estes”. 

16.04.2024 -Montes Claros -UBS MG - crédtio SES-MG

Entre os objetivos específicos do Programa estão: o fomento ao uso apropriado, ético e crítico de novas tecnologias digitais no SUS; apoiar a proposição de soluções digitais colaborativas e livres que melhorem a oferta de serviços, a gestão do cuidado pelos profissionais de saúde e a qualidade da atenção à saúde.

A promoção da sensibilização, conscientização e engajamento para uso das tecnologias digitais e o tratamento adequado de dados pelos profissionais do SUS, fomentando o letramento e a cultura da saúde  digital e da proteção de dados pessoais também compõem o escopo de objetivos do Programa. Outra proposta importante do SUS Digital está focada no fortalecimento da participação social e o protagonismo da população na criação de soluções digitais inovadoras no campo da saúde.

O Programa será executado pela União, estados e municípios, podendo incluir a participação de instituições de ensino superior; institutos tecnológicos e de pesquisa. As atividades serão desenvolvidas em três etapas: o planejamento a partir da realização de diagnóstico situacional e da aplicação do Índice Nacional de Maturidade Saúde Digital – (INMSD); a implementação dos planos de ação de transformação para a saúde digital e, na última fase, será realizada a avaliação das ações executadas, tendo como referência o INMSD.

Em 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS Montes Claros o investimento no Programa SUS Digital será superior a R$ 1,4 milhão. Os municípios que receberão maiores aportes de recursos para execução da primeira etapa são: Montes Claros (R$ 151,8 mil); Rio Pardo de Minas (R$ 39,6 mil); Josenópolis (R$ 36,1 mil); Janaúba (R$ 33,5 mil); Rubelita (R$ 33,2 mil); Indaiabira (R$ 32,8 mil); Novorizonte (R$ 32,2 mil); Porteirinha (R$ 32 mil); Vargem Grande do Rio Pardo (31,8 mil); Gameleiras (R$ 31,7 mil); Jaíba (R$ 31,5 mil) e Coração de Jesus (R$ 30,2 mil).

Para 25 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária estão sendo disponibilizados mais de R$ 688,3 mil. Os maiores aportes são destinados às seguintes localidades: São João das Missões (R$ 38,3 mil); Bonito de Minas (R$ 36,6 mil); Montalvânia (R$ 35,2 mil); Juvenília (R$ 34,9 mil); Cônego Marinho (R$ 34,6 mil); Januária (R$ 34 mil); Manga (R$ 33,7 mil); Miravânia (R$ 32,5 mil) e São João da Ponte (R$ 30,3 mil).

Em sete municípios da GRS Pirapora, o Programa SUS Digital receberá investimento de R$ 163,1 mil para implementação da primeira etapa. Os valores variam entre R$ 21 mil a R$ 27 mil. 

 

Atenção primária

Também no dia 12 de abril, por meio da Portaria 3.519, o Ministério da Saúde disponibilizou mais de R$ 23,3 milhões para serviços de atenção primária à saúde em 35 municípios que integram a macrorregião de Saúde Norte. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares para o incremento temporário do Piso da Atenção Primária à Saúde.

As propostas serão processadas no InvestSUS Gestão, disponível no portalfns.saude.gov.br. A previsão é de que os recursos serão liberados para os municípios em parcela única pelo Fundo Nacional de Saúde.

Para 20 municípios da área de jurisdição da SRS Montes Claros está previsto repasse superior a R$ 11,5 milhões. Serão contempladas as seguintes localidades: Riacho dos Machados (R$ 1,9 milhão);  Engenheiro Navarro (R$ 1,3 milhão); Matias Cardoso (R$ 1,2 milhão); Coração de Jesus (R$ 900 mil); Berizal (R$ 850 mil); Francisco Sá (R$ 800 mil); Bocaiúva (R$ 700 mil); Fruta de Leite, Serranópolis e Olhos D´Água (R$ 500 mil para cada município); São João da Lagoa e Jequitaí (R$ 400 mil para cada localidade); Grão Mogol e Janaúba (R$ 350 mil para cada município); Espinosa (R$ 300 mil);  Monte Azul (R$ 200 mil); Guaraciama (R$ 150,7 mil); Montezuma (R$ 100 mil); Mamonas e Mirabela (R$ 50 mil para cada município); 

 Em treze municípios que integram a área de atuação da GRS de Januária estão previstos investimentos de R$ 10,3 milhões nos serviços de atenção primária. Os valores estão distribuídos da seguinte forma: Icaraí de Minas (R$ 1,685 milhão); Januária (R$ 1,475 milhão); Pintópolis (R$ 1,230 milhão); São Francisco (R$ 1,2 milhão); Cônego Marinho (R$ 1,050 milhão); Pedras de Maria da Cruz (R$ 750 mil); São João das Missões (R$ 635,7 mil); Varzelândia (R$ 610 mil); Bonito de Minas (R$ 570 mil); Manga (R$ 500 mil); Luislândia (R$ 300 mil); Miravânia (R$ 200 mil) Itacarambi (R$ 150 mil).

Na área de jurisdição da GRS Pirapora serão investidos R$ 1,4 milhão, sendo R$ 750 mil em Santa Fé de Minas e R$ 650 mil em Ponto Chique.

 

]]>
Banco de notícias Tue, 16 Apr 2024 18:13:22 +0000
SES-MG e municípios da Regional de Saúde de Uberaba promovem Vacina Mais Minas https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19766-ses-mg-e-municipios-da-regional-de-saude-de-uberaba-promovem-vacina-mais-minas https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19766-ses-mg-e-municipios-da-regional-de-saude-de-uberaba-promovem-vacina-mais-minas

Aumentar as coberturas vacinais de todos os imunizantes oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é o objetivo da ação Vacina Mais Minas, um movimento que ocorreu em todo o estado, sendo realizado nas escolas, entre os dias 8 e 12/4, e com o Dia D de vacinação em 13/4. Com ações de vacinação extramuros e mobilização em escolas municipais, estaduais e particulares, na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba 26 cidades participam da iniciativa, com 184 escolas envolvidas. Em Minas Gerais, foram mais de 1.700 escolas mobilizadas em mais de 600 cidades.

Participaram das ações do Dia D de vacinação os municípios de Araxá, Campo Florido, Campos Altos, Carneirinho, Comendador Gomes, Conceição das Alagoas, Delta, Fronteira, Frutal, Itapagipe, Iturama, Limeira do Oeste, Pedrinópolis, Perdizes, Pirajuba, Sacramento, Santa Juliana, São Francisco de Sales, Tapira, Uberaba e União de Minas. Além desses, 26 municípios da macrorregião de Saúde Triângulo Sul, de abrangência da SRS Uberaba, vêm realizando, nas últimas semanas, mobilizações durante a campanha de vacinação contra a influenza (gripe) e para atualização de cartões vacinais da população.

[widgetkit id=417]
No Dia D de Vacinação, houve mobilização nas praças públicas, com brincadeiras para crianças, vacinação em escolas e quadras abertas, atividades lúdicas e outros cuidados em saúde, como aferição de pressão e glicemia, atividades físicas e acompanhamento de peso e medidas. As ações são uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), desenvolvidas em parceria com as secretarias municipais de saúde e educação e a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), por meio do programa Saúde na Escola.

Ana Maria de Oliveira Bernardes, superintendente regional de Saúde de Uberaba, lembra que, na última semana, o Estado de Minas Gerais esteve envolvido com a promoção do aumento das coberturas vacinais em todos os municípios, com enfoque especial na comunidade escolar, e, no último sábado, 13/4, com o Dia D de Vacinação. “A partir de toda essa mobilização, que envolveu também ações em comemoração ao Dia Mundial da Saúde realizada em vários locais, nossa expectativa é de que ocorra um aumento no percentual das coberturas vacinais, a partir da próxima semana”, concluiu.

Mobilização nos municípios
Em Pirajuba, foi realizada vacinação no Ponto de Apoio Reginaldo Marciano, onde funciona a Estratégia de Saúde da Família Sinoel Pinheiro da Silva e também na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Alexandre Alves. Em ambas, houve atividades voltadas para crianças, com brinquedos, pipoca, algodão-doce e bonecos do Zé Gotinha interagindo com o público. Além das vacinas contra influenza, uma ampla atualização vacinal também foi oferecida à população.

De acordo com Sandra Regina, avó de duas crianças, moradoras de Pirajuba, seus netos estavam totalmente mobilizados para a vacinação. Segundo ela, Melina Muniz, de 4 anos, “por conta própria, pediu aos pais para levarem-na à unidade de saúde para que pudesse ser vacinada. Já o Alexandre Silva, de 7 anos, também foi até a praça para ser vacinado e aproveitou para se divertir com os brinquedos”. Sandra Regina reitera, que o trabalho de mobilização realizado nas escolas foi muito eficiente.

Em Limeira do Oeste, no sábado, 13/4, Dia D de vacinação, além da oferta de imunizantes, as crianças contaram com brinquedos, pipoca e algodão-doce. Na sexta-feira, 12/4, foi realizada no município uma carreata por toda cidade com os personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha, e também o Aedes aegypti convocando a população para a atualização vacinal e distribuindo panfletos informativos.

Em Itapagipe, uma grande mobilização ocorreu na manhã do Dia D, na Praça Cohab, com atividades interativas para a população, brincadeiras para as crianças e sorteio de brindes. Assim como em diversos outros municípios da macrorregião de saúde, a mobilização na cidade começou antes, ao longo da semana, e a busca ativa segue até o final da campanha.

Em Uberaba, a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) realizou ações de promoção à saúde no Piscinão, com prática de yoga, alongamento, caminhada, circuito funcional, aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação contra influenza e covid-19 e orientações sobre saúde com fisioterapeutas, enfermeiros, biomédicos e educadores físicos. Além disso, três unidades de saúde, uma em cada distrito da cidade, funcionaram durante o Dia D para vacinar a população.

A secretária municipal de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha, afirma que o município aderiu à mobilização do Estado para oportunizar a ampliação da cobertura vacinal. Segundo ela, “a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças e salva vidas. Somente ela reduz as chances de evolução das doenças para quadros graves, por isso, o Dia D foi uma excelente oportunidade para todos colocarem a carteira vacinal em dia”.

Em Uberaba, Ana Beatriz Sacchi, mãe de Mateo Sacchi, de 9 meses, vacinou seu filho contra influenza e todas as demais vacinas disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI), deixando sua caderneta em dia. Segundo ela, a vacinação é importante para impedir quadros mais graves de doenças e também para melhorar a imunidade do bebê. “Na Unidade Matricial de Saúde Luiz Meneghello, no Bairro Volta Grande, os profissionais sempre me orientam sobre as datas corretas de retorno para reforço ou novas vacinas do Mateo e isso me ajuda a organizar e manter em dia a imunização do meu filho”.

Cobertura Vacinal na SRS Uberaba
Todas as vacinas oferecidas pelo SUS, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), estão sendo ofertadas de acordo com os protocolos e público-alvo de cada imunizante. Até o momento, a SRS Uberaba recebeu 97.710 de vacinas contra influenza, tendo aplicado 34.717 doses, o que representa 14,06% de cobertura nos públicos-alvo de toda a região, até o momento.

A cobertura vacinal de 2024 nos 27 municípios da SRS Uberaba, englobando todas as vacinas disponíveis no SUS, tem uma média de 75,85% de cobertura. O imunizante com menor cobertura na região, é a varicela, com 57,05% de cobertura. Enquanto isso, a primeira dose da vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, tem 90,39% de cobertura, porém, a imunização só está garantida a partir da segunda dose, que tem cobertura de 59,64%, até o momento. O segundo maior percentual de cobertura, na macrorregião de Saúde Triângulo Sul é a febre amarela, com 82,34% de cobertura.

Os dados são do Painel Localizasus, acessado em 15/04/2024, sujeitos à alteração.
https://infoms.saude.gov.br/extensions/SEIDIGI_DEMAS_INFLUENZA_2024/SEIDIGI_DEMAS_INFLUENZA_2024.html#.

]]>
Banco de notícias Tue, 16 Apr 2024 18:01:16 +0000
Governo de Minas aposta no uso de drones contra o Aedes aegypti https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19765-governo-de-minas-aposta-no-uso-de-drones-contra-o-aedes-aegypti https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19765-governo-de-minas-aposta-no-uso-de-drones-contra-o-aedes-aegypti

Focos do mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya, já podem ser identificados, monitorados e eliminados com o uso de drones em Minas Gerais.

Os equipamentos têm poder de alcance estendido pela capacidade de atingir mesmo áreas de difícil acesso e entram em cena para complementar o trabalho dos Agentes Comunitários de Endemias (ACE), fortalecendo as ações de detecção, tratamento e eliminação de focos do Aedes.

A missão dos drones é mapear as áreas de risco e de difícil acesso, identificando e georreferenciando pontos com possíveis criadouros do mosquito. 

As imagens captadas são analisadas e os dados repassados às equipes municipais, que poderão atuar de forma mais assertiva na eliminação dos focos.

Foto: Ricardo Maciel


Investimentos

Governo de Minas destina R$30,5 milhões anuais para que municípios mineiros e consórcios intermunicipais de saúde contratem empresas especializadas na operação de veículos aéreos não tripulados (VANTs). 

O recurso reforça a batalha contra as arboviroses em todo o estado. Exemplo é o das 31 cidades que integram a macrorregião de saúde Jequitinhonha, que receberam o repasse de R$ 617 mil para o uso de drones nas estratégias de vigilância epidemiológica.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Eduardo Campos Prosdocimi, é preciso reforço já que estratégias tradicionais de combate à dengue adotadas no estado nas últimas décadas não têm sido suficientes para eliminar o mosquito. 

"A gente está há 30, 40 anos fazendo as mesmas coisas e achando que vai eliminar a dengue do nosso estado, e não eliminamos", afirmou Prosdocimi durante o evento de lançamento do projeto de uso de drones.

O subsecretário enfatizou ainda que não existe uma solução mágica para o problema, mas sim a necessidade de inovação e adoção de novas abordagens. 

"O projeto dos drones visa entender que não existe 'bala de prata' para isso, mas, sim, fazer diferente. Vamos fugir do comum, vamos adotar novas estratégias para termos resultados diferentes", declarou.

A iniciativa da SES-MG foi regulamentada por meio da Resolução SES/MG Nº 9.035, de 26 de setembro de 2023. Os recursos serão repassados até 31/12/2025, garantindo a continuidade do projeto.

Parceria com consórcios

Responsável pela contratação dos serviços para os municípios da macrorregião de Saúde Jequitinhonha, o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Jequitinhonha (Cisaje) apresentou a operacionalização do uso de drones na sexta-feira (12/4). 

Em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, o objetivo da apresentação foi orientar prefeitos, gestores de saúde e equipes técnicas sobre as etapas para a implementação do trabalho na região.

Os equipamentos também serão usados no combate ao Aedes, aplicando larvicida biológico em áreas de foco não acessíveis aos agentes.

O diretor operacional da empresa que prestará o serviço na região, Renato Ferreira Mafra, explica que “em casos específicos, onde houver impossibilidade de remoção dos criadouros pelas equipes de campo, os drones também poderão aplicar larvicidas biológicos para a eliminação de focos do Aedes”.  

"Estamos com grandes expectativas em relação a esta nova política que está sendo implementada pela SES-MG. Uma iniciativa inovadora, e que certamente vai nos ajudar muito neste enfrentamento”, manifestou Danielle de Souza Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde do município de Itamarandiba.

A superintendente da SRS Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, salientou a importância da parceria com os consórcios para a execução da política de vigilância. 

“Graças à excelente relação institucional com o consórcio e ao trabalho ágil da equipe na contratação da empresa, nossa macrorregião de Saúde está tendo o privilégio de inaugurar esta nova política de enfrentamento às arboviroses em nossa região", disse.

]]>
Banco de notícias Tue, 16 Apr 2024 16:35:29 +0000
Sete municípios da Regional de Saúde de Unaí realizam Dia D do Vacina Mais Minas para ampliar a cobertura vacinal https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19764-sete-municipios-da-regional-de-saude-de-unai-realizam-dia-d-do-vacina-mais-minas-para-ampliar-a-cobertura-vacinal https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19764-sete-municipios-da-regional-de-saude-de-unai-realizam-dia-d-do-vacina-mais-minas-para-ampliar-a-cobertura-vacinal

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no estado de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, em 13/4, o Dia de D de vacinação, por meio das 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs) das secretarias municipais de saúde. Na área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, sete municípios participaram da ação. Além da vacinação, foram realizadas rodas de conversas, passeios entre outras atividades para a população que aproveitou a ação para se vacinar.

Para aqueles que, por motivos eventuais, estavam com doses em atraso no cartão de vacinação, o Dia D da estratégia Vacina Mais Minas foi a oportunidade para cuidar da saúde com a oferta de todos os imunizantes do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto as vacinas de rotina (disponibilizadas o ano todo) quanto aquelas de campanha (oferecidas em períodos específicos, de acordo com a sazonalidade das doenças), como as vacinas contra influenza (gripe), covid-19.

[widgetkit id=415]
Para o dirigente Regional de Saúde de Unaí, José Juliano Espíndula, essa iniciativa representa um passo significativo para o aumento da cobertura vacinal na microrregião de Saúde Noroeste. “Por meio da mobilização realizada no Dia D de vacinação, pudemos não apenas oferecer as vacinas do Programa Nacional de Imunização do SUS, mas também proporcionar um ambiente acolhedor e informativo para a população e suas crianças”.

]]>
Banco de notícias Tue, 16 Apr 2024 16:20:22 +0000
Ação do Vacina Mais, Minas, coordenada pela SES-MG, possibilita a aplicação de 4.871 doses de imunizantes nos municípios da Regional de Diamantina https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19763-nos-municipios-da-regional-de-diamantina-acao-do-vacina-mais-minas-coordenada-pela-ses-mg-possibilita-a-aplicacao-de-4871-doses-de-imunizantes https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19763-nos-municipios-da-regional-de-diamantina-acao-do-vacina-mais-minas-coordenada-pela-ses-mg-possibilita-a-aplicacao-de-4871-doses-de-imunizantes

O Dia D de vacinação marcou o sábado, 13/4, com a mobilização de moradores de 25 municípios da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina para atualização do cartão de vacinação. A estratégia de imunização Vacina Mais Minas, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), objetivou elevar a cobertura vacinal para reduzir ou mesmo erradicar doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação.
[widgetkit id=414]

O envolvimento do Estado, município e população resultou na aplicação de 4.871 doses de imunizantes na área da SRS Diamantina. Foram disponibilizadas todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI), além da vacina da Influenza (gripe), conforme dados do sistema de informações do Painel do Ministério da Saúde e do LocalizaSUS
A estratégia da SES-MG com o Vacina Mais Minas pretende fortalecer a vacinação durante todo o ano para promoção da saúde no estado.

]]>
Banco de notícias Tue, 16 Apr 2024 14:55:23 +0000
Dia D de imunização do Vacina Mais Minas mobiliza cidades na Regional de Saúde de Divinópolis para promoção da saúde https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19762-dia-d-de-imunizacao-do-vacina-mais-minas-mobiliza-cidades-na-regional-de-saude-de-divinopolis-para-promocao-da-saude https://www.saude.mg.gov.br/tuberculose/stories/19762-dia-d-de-imunizacao-do-vacina-mais-minas-mobiliza-cidades-na-regional-de-saude-de-divinopolis-para-promocao-da-saude

Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no estado, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, no sábado, 13/4, o Dia de D de vacinação em uma ação conjunta com os municípios mineiros. Na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, 22 municípios participaram do Dia D de vacinação.

Para alunos e professores que, por motivos eventuais, estavam com doses em atraso no cartão de vacinação, 26 municípios da SRS-Divinópolis realizaram, durante a semana de 8 a 12/4, ações em 37 escolas. Na oportunidade foram oferecidos gratuitamente todos os imunizantes do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS), além das vacinas da influenza (gripe) e covid-19, de acordo com a disponibilidade de cada município.

[widgetkit id=413]
Suelen Santos, referência técnica da Imunização da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, explicou que o Dia D é uma oportunidade para a atualização dos cartões de vacinação. “Com estas ações é possível aumentar a cobertura vacinal e, consequentemente, prevenir doenças”, destacou a referência de imunização da SRS Divinópolis.

Serviço
A rotina dos serviços do calendário nacional de imunização contempla 20 vacinas que protegem a população em todos ciclos de vida, desde o nascimento. A poliomielite, sarampo, rubéola, tétano, coqueluche e outras doenças graves e muitas vezes fatais estão entre as doenças imunopreveníveis por essas vacinas

As vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) são oferecidas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde ou em Salas de Vacinas de cada municípios brasileiro.

]]>
Banco de notícias Tue, 16 Apr 2024 12:34:59 +0000