A fim de capacitar um maior número de profissionais da Atenção Primária à Saúde para ofertar nos territórios ações de prevenção ao uso do tabaco, assim como ao tratamento dos tabagistas, o Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Saúde de Pouso Alegre realizou nesta quinta (10/10), mais uma capacitação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O público era composto por médicos, enfermeiros e psicólogos responsáveis pela condução dos grupos.

O evento organizado pela referência técnica do referido programa na Regional, Ana Carolina Seabra Silveira, contou com apoio e participação do médico Flávio Aparecido Pereira, da enfermeira Thaís Rodrigues de Souza, ambos do município de Extrema, e das referências técnicas do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Pouso Alegre, Izabella Rocha Veloso Sousa e Patrícia Fonseca.

11.10 otavio

Na ocasião, foram abordados os temas: controle de tabagismo no Brasil, abordagem cognitivo-comportamental, tratamento medicamentoso, novas formas de consumo do tabaco, alimentação e nutrição e tabagismo, ações de promoção à saúde e práticas integrativas no apoio ao tratamento e cessação do uso do tabaco, bem como registro no e-SUS das ações voltadas ao tema em questão.

Como o consumo do tabaco em suas diferentes formas contribui diretamente para o desenvolvimento de diversos agravos à saúde e se configura hoje como a principal causa evitável de morte no Brasil e no mundo. Para a referência do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional de Pouso Alegre, Ana Carolina Seabra Silveira, é importante que um maior número de profissionais estejam capacitados e sensibilizados a trabalhar esse tema e ofertar o tratamento disponibilizado pelo Ministério da Saúde em seus municípios. "O tratamento deve ser feito de forma contínua e descentralizada, para informar a população dos malefícios do uso do tabaco, prevenir a iniciação e experimentação e facilitar o acesso do usuário que deseja parar de fumar”, frisou.

Por Otávio Coutinho