Com o objetivo de capacitar os técnicos das Vigilâncias Sanitárias municipais, a Regional de Saúde de Patos de Minas realizou, nesta sexta-feira, uma reunião técnica sobre Inspeção em Unidade Básica de Saúde (UBS). O encontro contou com participação de 38 pessoas, representantes de 19 municípios da região.

Durante o encontro os fiscais sanitários municipais de inspeção sanitária em Unidades Básicas de Saúde foram orientados e tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre os procedimentos de trabalho. Também foi apresentado o roteiro de inspeção que deve ser seguido durante o processo, baseado na legislação sanitária vigente.

Devido ao fato de que muitas das Vigilâncias Sanitárias dos municípios representados ainda não realizavam a inspeção nas unidades, as instruções foram passadas de forma clara e detalhada. A expectativa é de que após a capacitação, tais inspeções sejam realizadas de forma contínua e eficaz, de acordo com a legislação sanitária vigente.

Créditos: Lorraine Lemos

Para a coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Patos de Minas, Ivany Brito, embasar os profissionais das Vigilâncias Sanitárias municipais na execução das inspeções sanitárias é indispensável. “Através das capacitações haverá uma atuação mais eficiente dos profissionais contribuindo assim para a oferta de serviço de saúde com maior qualidade e redução dos riscos sanitários” destacou.

A enfermeira e referência técnica em Vigilância Sanitária, Ingridy Rodrigues, foi quem direcionou a reunião. Ela destaca que a rotatividade dos profissionais das vigilâncias sanitárias municipais é muito grande e é importante que todos sejam capacitados. “É necessário que as equipes de trabalho estejam atentas às atualizações nas legislações. Somado a isso, acredito que a busca pela melhoria dos serviços prestados à população deve ser contínua e progressiva, o que demanda uma busca incessante por aprimoramento dos profissionais envolvidos” completou.

Por Lorraine Lemos