Mesmo diante da crise financeira enfrentada pelo Estado de Minas Gerais, que herdou um rombo de R$ 34,5 bilhões, sendo R$ 3,84 bilhões somente na Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vem somando esforços para realizar os devidos repasses aos programas estaduais. Prova disso é a retomada de investimentos para viabilizar a implantação do SAMU Leste. No último dia 27 de setembro, a SES-MG liberou o valor de R$ 1,2 milhão para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge).

Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, o fato da secretaria ter investido esse montante e ainda assumir o compromisso de liberar R$ 400 mil por mês para o Consurge, até atingir a totalidade do convênio firmado, mostra o compromisso do Estado com a saúde dos mineiros. “Sabemos da importância dos serviços de urgência e emergência e, por isso, estamos direcionando nossos recursos financeiros para os programas prioritários. O SAMU Leste é um deles e, juntamente com o apoio de deputados da região, estamos retomando os investimentos a fim de garantir uma saúde de mais qualidade aos mais de 800 mil habitantes abrangidos pelo serviço regional”, ressaltou o secretário.

Créditos: Beto Oliveira

O convênio firmado entre o Estado e o Consurge totaliza R$ 5,4 milhões, sendo que já foram repassados R$ 3,9 milhões. O aporte restante, de R$ 1,5 milhão, será repassado por meio de parcelas mensais de R$ 400 mil. O convênio prevê, ainda, contrapartida municipal e, após entrar em funcionamento, o SAMU Leste poderá pleitear habilitação pelo Ministério da Saúde, passando a receber também recurso federal. O SAMU Leste já conta com sede implantada e 5 unidades móveis (Unidade de Suporte Avançado - USA).

Segundo o diretor executivo do Consurge, Narcélio Alves da Costa, foi realizado concurso para contratação da equipe e treinamento para 320 profissionais para o SAMU Leste. “Sabemos das dificuldades do Estado e, por isso, reconhecemos o empenho da SES-MG, tanto no nível central, quanto por meio da Regional de Saúde, para viabilizar a implantação do serviço o mais rápido possível”, disse. O secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, também enfatizou o respaldo político de deputados, que vêm se sensibilizando por meio das emendas parlamentares. Os deputados estaduais Agostinho Patrus (PV), Celise Laviola (MDB), Coronel Sandro (PSL) e João Magalhães (MDB), bem como os deputados federais Alê Silva (PSL), Hercílio Coelho Diniz (MDB) e Euclydes Pettersen (PSC) são alguns dos que contribuem para fomentar o desenvolvimento da região.

Por Ana Paula Brum