Com o intuito de sensibilizar e fazer um alinhamento com os profissionais de saúde dos municípios da região para as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, a Regional de Saúde de Pouso Alegre, por meio do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS), realizou nesta quinta-feira, 19/9, Reunião de Humanização. Entre os assuntos tratados, estão o acolhimento, o público alvo e as diretrizes para a detecção precoce e rastreamento dos tipos de câncer que mais acometem a população masculina e feminina, a saber, os cânceres de mama, de colo de útero e de próstata.

O evento reportado está na agenda do Ministério da Saúde e da SES-MG. “O objetivo deste encontro é o alinhamento com os municípios sobre as diretrizes para a detecção precoce e rastreamento dos tipos de câncer de maior relevância na saúde da mulher e do homem, tendo como premissa a atenção integral, envolvendo todos os aspectos e necessidades de saúde deste público", destaca a referência técnica da saúde da mulher, Kátia Maria Gomes Pimentel.

Créditos: Otávio Coutinho

O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. O câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais incidente e a terceira causa de mortes por câncer em mulheres no Brasil, com exceção do câncer de pele não melanoma.

Pela análise realizada no Sistema de Informação sobre mortalidade (SIM) na população masculina de 20 a 59 anos, nos anos de 2009 a 2015, pode-se destacar as causas externas (acidentes e violências), doenças do aparelho circulatório, neoplasias e doenças do aparelho digestivo, demonstrando a importância de envolver este público nas ações de saúde.

Por Otávio Coutinho