A partir da decisão do Ministério da Saúde em vacinar crianças com 06 a 11 meses de idade contra o Sarampo, a Regional de Saúde de Montes Claros mobilizou os municípios de sua área de abrangência no sentido de cumprir as determinações do órgão federal. A chamada “dose zero” não substitui aquelas que estão programadas dentro do Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses, que devem ser aplicadas normalmente, de acordo com a situação do cartão de vacina da criança. As determinações passam a valer a partir desta quinta-feira, 22/08.

Crédito: Pedro Ricardo

Neste mês, durante reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizada em Montes Claros, com a participação de secretários municipais de saúde, a referência técnica de Imunização da Regional de Saúde de Montes Claros, Mônica Rochido, destacou a importância da mobilização dos municípios com vistas a absorver essa parcela da população para a vacinação contra o sarampo dentro da rotina. Isso porque, lembrou, “vários casos da doença já foram notificados em estados que fazem divisa com Minas Gerais e, nesse contexto, a vacinação se constitui a medida mais eficaz para evitar a proliferação da doença”.

Por sua vez, a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, ressalta a importância dos municípios garantirem o registro nominal das pessoas vacinadas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações – (SIPNI), mantido pelo Ministério da Saúde. “Os municípios devem proceder de forma efetiva a vigilância das coberturas vacinais, além de promover a busca ativa do grupo elegível para imunização, constituído por pessoas com idade de 1 a 49 anos”, observa a coordenadora.

Outra orientação que a Regional de Saúde já repassou aos municípios reforça a importância do estabelecimento de parcerias das secretarias de saúde com os profissionais de educação para promoção de ações de vacinação nas escolas, com o objetivo de garantir a imunização das crianças.

Agna Menezes acrescenta que “os municípios também devem manter alerta para a avaliação de suspeita de sarampo e proceder a notificação de forma imediata a fim de oportunizar resposta rápida em caso de introdução do vírus, para deflagrar medidas de controle visando impedir a transmissão e sua circulação”.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade.

A vacinação contra o sarampo deve seguir os seguintes critérios: 1 a 29 nos de idade, duas doses; de 30 a 49 anos apenas uma dose.

Por Pedro Ricardo