A Gerência Regional de Saúde de Leopoldina realizou nessa terça-feira (20/08), Capacitação do Núcleo de Regulação para gestores de saúde, técnicos e profissionais das unidades ambulatoriais e hospitalares da região. O objetivo do treinamento é ampliar o acesso da população à assistência em saúde. Ao todo, 30 profissionais de 12 municípios da região estão sendo atendidos.

O evento envolve os aspectos gerenciais e processuais da regulação em âmbito regional e municipal, aprimorando o conhecimento dos profissionais envolvidos no processo regulatório nos territórios, e alinhando o processo de trabalho de todos os atores e instituições envolvidas nesta importante área de suporte e apoio, buscando a ampliação e a melhoria do acesso da população para a assistência prestada pelo SUS.

Créditos: Oberdan Moreira

O Gerente da Regional de Saúde de Leopoldina, Renan Guimarães, disse durante a abertura do evento que "a regulação em saúde envolve aspectos da macro e da micro regulação, relacionados à oferta das ações e serviços para a população. É um processo de trabalho complexo em todas as etapas dos atendimentos, presente desde o acolhimento, até o encaminhamento aos serviços especializados de tecnologia assistencial, que organiza e democratiza o acesso dos pacientes, possibilitando maior eficiência e economia na gestão dos recursos públicos da saúde”.

Por Oberdan Moreira da Rocha