A Regional de Saúde de Pirapora promoveu, em parceria com o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES/MG) e a Escola de Saúde Pública (ESP/MG), nos dias 13 a 15 de agosto o Curso de Qualificação para Conselheiras e Conselheiros Municipais de Saúde no Município de Ponto Chique. A capacitação foi ministrada pelas Referências Técnicas dos Conselhos Municipais de Saúde da Microrregião de Pirapora, Adriana Kátia Emiliano Souza e Lillian Morais Silva Tararam.

Foto - URS Pirapora 3

A proposta visou a qualificação dos Conselheiros de Saúde dos Munícios de Ponto Chique e Ibiaí, com o intuito de fortalecer o controle social da saúde quanto aos processos de trabalho e políticas públicas de saúde.

Estiveram presentes o Secretário Municipal de Saúde de Ponto Chique, Ronaldo Soares Campelo, Conselheiros Municipais de Saúde de Ponto Chique e Ibiaí, bem como cidadãos interessados em integrar o Conselho.

Adriana falou do monitoramento que vem fazendo nos municípios da Micro e elogiou a parceria entre a SESMG, CESMG e a ESPMG, em especial o projeto político-pedagógico da Escola de Saúde e o material didático do curso, que foi o diferencial para o sucesso desse trabalho, além de ver a satisfação em cada participante.

“O curso também contribui para o meu desenvolvimento, enquanto Referência e usuária do SUS, onde temos a oportunidade de atuar com mais eficiência na defesa da Saúde Pública de qualidade para todos. E isso começa com empoderamento do Controle Social na defesa dos seus direitos, por meio do conhecimento e da qualificação.

Lillian, que também é a Referência Técnica em Educação Permanente da Regional de Pirapora, disse que é de extrema relevância a qualificação dos Conselheiros Municipais de Saúde. “Considerando o importante papel que exercem na fiscalização, controle e realização de políticas públicas em saúde. O curso ministrado permitiu aos participantes conhecer o papel do Conselheiro de Saúde, de modo que possam exercer com eficiência tal cargo, inovando o processo de trabalho e compreendendo que o Conselho de Saúde é um órgão que trabalha em prol de garantir o direito à saúde da sociedade”.

Conselho Municipal de Saúde

Os conselhos Municipais de Saúde constituem um mecanismo de controle social, integrante da estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, cuja composição, organização e competências são fixadas em lei. O Conselho de Saúde é uma forma de participação da comunidade nas políticas públicas e na administração da saúde, devendo, desse modo, fiscalizar as políticas de saúde em andamento, ao mesmo tempo em que devem discutir as políticas que serão implementadas, opinar sobre as prioridades e decidir o que for melhor para uma determinada população na sua área de abrangência e atuação.

Por Lillian Morais Silva