Contando atualmente com 132 leitos ativos, mas com capacidade e estrutura física e de equipamentos para atuar com 188 acomodações, nesta quinta-feira, 15/8, a diretoria do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), sediado em Montes Claros, solicitou apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para incrementar ações visando manter a prestação de serviços à população do Norte de Minas. Em visita à superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, a superintendente do HUCF, Priscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes, destacou a importância do estabelecimento de saúde para a região, levando-se em conta ser o único hospital que atende a população exclusivamente via Sistema Único de Saúde (SUS).

Também participaram do encontro, realizado na sede da Regional de Saúde de Montes Claros, o diretor administrativo, Pablo Diego Rodrigues Soares; o diretor acadêmico, Roberto Rodiney Ferreira Júnior; o diretor de enfermagem, Paulo Henrique Machado Ovídio e o diretor assistencial, José Alfreu Soares Júnior.

A superintendente do HUCF destacou que “embora o Hospital Universitário mantenha foco no ensino, visando à formação de profissionais para a área da saúde, ao abrir suas portas o estabelecimento acabou se tornando referência no atendimento de urgência e emergência em saúde. Atualmente, o Pronto Socorro do Hospital Universitário atende uma média de 7,5 mil pessoas por mês, residentes em Montes Claros e em diversos outros municípios do Norte de Minas”, observou Priscilla Menezes.

Neste contexto, salientou a superintendente, para manter a instituição, a diretoria do Hospital Universitário tem buscado apoio em diversos órgãos governamentais e entidades da sociedade civil. Atualmente 60% dos servidores e do orçamento da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) é destinado ao Hospital Universitário.

“A reitoria da Unimontes já tem diversos entendimentos encaminhados com as secretarias de Estado da Saúde, Educação, Planejamento e da Fazenda e, nesse sentido, o apoio da Regional de Saúde de Montes Claros também é importante pelo fato da equipe técnica conhecer a realidade do Norte de Minas e saber da importância dos serviços prestados à população”, concluiu Priscilla Menezes.

Créditos: Pedro Ricardo

A superintendente regional de saúde salientou que a Secretaria de Estado da Saúde se mantém aberta ao diálogo e reforçou que o Hospital Universitário se constitui numa importante referência no Norte de Minas, levando em conta os vazios assistenciais ainda existentes na região. “Por isso, conhecer a realidade dos hospitais, estreitar o relacionamento e unir forças entre órgãos governamentais, municípios e instituições para o encaminhamento de soluções se constitui trabalho de fundamental importância, visando possibilitar o atendimento das demandas da população”, pontuou Dhyeime Marques.

A instituição

O Hospital Universitário Clemente de Faria é eminentemente público e dedica 100% da sua capacidade instalada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Nas áreas de urgência e emergência o estabelecimento é classificado como trauma nível II. Possui uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica; uma UTI e um Pronto Socorro 24 horas. Em 2008, foi a primeira unidade hospitalar de Minas Gerais a implantar a classificação de risco com base no Protocolo de Manchester.

O Hospital é referência no atendimento às gestantes de alto risco; vítimas de mordeduras de cães, gatos e acidentes causados por animais peçonhentos; vítimas de violência sexual; pacientes com transtorno mental; pré-natal de alto risco; clínica médica; doenças sexualmente transmissíveis; cirurgia geral; otorrinolaringologia (corpos estranhos em ouvido, nariz e orofaringe); trauma nível II; ginecologia/obstetrícia; hepatites virais; leishmaniose e pediatria.

Integram o HUCF o Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves – (CAETAN) e o Centro Mais Vida de referência em assistência à saúde de idosos. O Centro Ambulatorial presta atendimento em 26 especialidades médicas contando, entre outros, com profissionais das áreas de enfermagem, nutrição e psicologia.

O Hospital Universitário também possui um laboratório de pesquisas em saúde, onde são realizados trabalhos na área de concentração saúde coletiva, mecanismos e aspectos clínicos das doenças. O laboratório atende acadêmicos de graduação, mestrado e doutorado.

Por Pedro Ricardo