A Regional de Saúde de Pouso Alegre promoveu nesta quarta-feira, 14/8, a II Reunião Técnica para os Coordenadores Municipais de Atenção Primária. O evento foi organizado pelo Núcleo de Atenção Primária (NAPRIS) e teve como objetivo dar continuidade a melhoria do fluxo de comunicação entre as referências técnicas do NAPRIS da Regional de Saúde de Pouso Alegre e os municípios, além de promover um espaço de discussão dos principais assuntos relacionados à Atenção Primária.

Crédito: Otávio Coutinho Meyer Fernandes

A Regional de Saúde de Pouso Alegre tem 53 municípios sob a sua jurisdição e todos foram convidados a fazer parte desse encontro, através do Coordenador de Atenção Primária. O encontro também contou com a participação do superintendente regional, Régis Kersul. Os temas abordados foram Promoção à Saúde, Programa Saúde na Hora, Credenciamento de Equipes de Atenção Primária, e-SUS, dentre outros. Além disso, durante a reunião, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, foram discutidos temas relacionados ao Sarampo e a Vigilância da Raiva, em decorrência da situação epidemiológica atual.

Para o superintendente, o encontro foi de vital importância. “O fortalecimento da Atenção Primária é uma meta que a Regional vai buscar incessantemente, pois acreditamos que só com uma maior resolutividade dela teremos uma melhoria nos indicadores da saúde, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população”, destaca Régis.

“Aproveitaremos o momento também para fortalecer o fluxo de distribuição da Caderneta de Saúde da Criança e Caderneta da Gestante, em parceria com o Núcleo de Redes de Atenção à Saúde. Esperamos que seja um momento para fortalecer a parceria e debater mais detalhadamente as necessidades de cada um, com o objetivo de ampliar a resolutividade nos processos de trabalho. Acreditamos que através do apoio e do trabalho em equipe seja possível identificar as fragilidades e potencialidades para fortalecer as ações de Atenção Primária à Saúde como ordenadora do cuidado dentro da rede assistencial”, concluiu a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Izabella Rocha Veloso Sousa.

Por Otávio Coutinho Meyer Fernandes