A Regional de Saúde de Patos de Minas, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), realizou nos dias 13 e 14 de agosto a segunda etapa da formação de docentes para o curso de Agente Comunitário de Saúde (ACS). A oficina, que aconteceu no próprio auditório da Regional de Saúde, foi ministrada pelas servidoras da ESP-MG, Amanda Nathale e Thais Larcerda.

WhatsApp Image 2019-08-14 at 14.18.43 1

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, Mariana Cristina Moraes, a proposta era discutir o trabalho do Agente Comunitário de Saúde. “A oficina só foi possível graças à parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. O encontro possibilitará formar todos os ACS, das Equipes de Saúde da Família da região. A estimativa é que tenhamos aproximadamente 800 profissionais formados”, completou.

A ministrante do curso, Amanda Nathale, relatou que a capacitação foi de grande importância. “A oficina tem a importante função de fortalecer o papel do Agente Comunitário de Saúde, especialmente em sua atribuição enquanto educador em saúde. Acredito que retomar esse papel é indispensável para o cuidado com a população”, explicou Amanda.

Os 24 enfermeiros que participaram do encontro, representantes de 9 municípios da região de abrangência da Regional de Saúde de Patos de Minas, tiveram a oportunidade de trocar experiências e tirar dúvidas sobre o tema. Esses participantes serão os responsáveis por qualificar os Agentes Comunitários de Saúde de seus municípios, em um curso de 400 horas, ofertado pela ESP-MG.

A enfermeira Carla Aparecida de Deus, uma das participantes, relatou que a oficina foi de grande valia. “Acredito que, com esse treinamento, as capacitações dos Agentes Comunitários de Saúde serão melhores desenvolvidas e aproveitadas, o que irá refletir na satisfação dos usuários” destacou Carla.

Por Lorraine Lemos