A Regional de Saúde de Ituiutaba promoveu, nessa quinta-feira (13/6), reunião para o alinhamento das ações que serão desenvolvidas para a realização da campanha de multivacinação e atualização da caderneta de vacinação de crianças até 9 anos, adolescentes de 10 a menor de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), prevista para acontecer em agosto deste ano. O encontro foi direcionado aos profissionais de saúde dos municípios Cachoeira Dourada, Canápolis, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçú, Ituiutaba e Santa Vitoria.

IMG 20190613 090108621

Segundo a coordenadora da Atenção Primária da Regional, Lívia Santos Custódio Maia, o encontro busca alinhar informações importantes para a efetivação da campanha. “A integração das equipes, principalmente da Atenção Primaria, é fundamental para o fortalecimento constante das ações de verificação e atualização vacinal, com rotina à ser implementada no serviço, por meio da instituição de apresentação do cartão de vacina para qualquer consulta e ou atendimento na unidade”, disse.

Durante o encontro, foram apresentados os dados de coberturas vacinais da campanha de vacinação contra influenza 2019 e análise das doses que foram distribuídas e aplicadas pelos municípios que fazem parte da Regional. Além disso, temas como melhoria das coberturas vacinais e vigilância ativa para o surgimento de sinais e sintomas de doenças que podem ser transmitidas em evento de massa onde ocorre grande mobilização de pessoas, também foram abordados.

Para a coordenadora de Epidemiologia da Regional de Ituiutaba, Valdimary de Souza, a reunião busca a implementação de ações de educação em saúde, com integração entre a Vigilância Epidemiológica e a Atenção Primária, para a sensibilização da população sobre a importância da vacinação como forma de evitar o adoecimento. Além da atualização de informações quanto a necessidade de melhoria da qualidade dos indicadores da vigilância para PFA (Paralisia Flácida Aguda) e do Sarampo – doenças que podem trazer sequelas significativas aos suscetíveis-, e desenvolvimento de ações de saúde que buscam elevar as coberturas vacinais dos municípios.

A finalizar, a coordenadora reforçou que “a integralidade das ações entre as Equipes de Saúde da Família (ESF), da Atenção Primária (APS), e Vigilância Epidemiológica constitui numa ferramenta importante para implementarmos políticas públicas com qualidade, garantindo a saúde da população”, conclui Valdimary.

Por Elizeth Adad Guimarães