Referências técnicas municipais em investigação de óbitos, representantes dos comitês municipais e hospitalares de prevenção da mortalidade materna, fetal e infantil, dos 26 municípios da área de abrangência da Regional de Saúde de Januária participaram, nessa quinta-feira (23/5), de uma capacitação sobre Vigilância dos Óbitos.

Segundo a referência técnica, Thatiana Gontijo, o evento teve como objetivos “qualificar as referências em investigação de óbitos e os representantes dos comitês municipais e hospitalares no processo de investigação e análise dos óbitos, bem como alinhar os processos de trabalho”, ressalta. Esse tipo de vigilância é uma ação estratégica do Ministério da Saúde para a redução da mortalidade materna e infantil e que objetiva identificar falhas nos processos assistenciais e adotar medidas para a prevenção de óbitos evitáveis pelos serviços de saúde bem como contribuir para melhorar o registro dos óbitos.

A referência de vigilância dos óbitos do município de Juvenília, Grace Kéllem, reforça que “a capacitação foi de grande importância para esclarecimentos das informações relacionadas a investigação de óbitos maternos, infantil e fetal e como intervir para evitar óbitos no nosso município. Esta capacitação será repassada aos nossos colegas (profissionais de saúde)”, destacou.

“A capacitação mostrou a forma de conduzir a investigação e a importância das ações envolvidas na prevenção de mortes com causas evitáveis”, ressalta Kìvia Daniela Alves referência do município de Lontra. Já a referência técnica do município de Montalvânia, Ana Carolina Vilela Tostes, destaca que a capacitação foi importante para a atualização dos participantes. “Os comitês no município estavam totalmente desatualizados e não atuantes, estavam precisando revisar alguns itens, ter outros conhecimentos, como os não são repassados para os profissionais da ponta, por exemplo os da atenção primária, questão de dados, questão de fluxos e planos para serem traçados”, complementou.

Finalizando o encontro, Vanessa Alves Pereira, referência técnica do município de Brasília de Minas, reforçou sobre a necessidade da participação de todos na apresentação das dúvidas relacionadas ao assunto. “A didática inicial estava sem motivação, mas no decorrer da capacitação os participantes começaram a fazer perguntas e expor suas vivências, o que melhorou bastante os esclarecimentos”, finalizou.

O evento também contou com a presença da referência técnica no Sistema de Mortalidade (SIM) da Regional de Saúde de Januária, Luiz Júnior Amaral.

Por Thatiana Batista Gontijo