Profissionais de Saúde de Estratégias de Saúde da Família (ESF) e dos Núcleos de Assistência à Saúde da Família (NASF) participaram nessa terça (21/5) e quarta-feira (22/05) da capacitação de Tabagismo promovida pela Regional de Saúde de Divinópolis.

Capacitação Tabagismo 78

O treinamento objetivou orientar os técnicos do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Durante os dois dias de encontro, temas como abordagem à pessoa tabagista, seções de acompanhamento, critérios sobre apoio medicamentoso, histórico do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) no Sistema Único de Saúde (SUS) e como informar as atividades no E-SUS.

“A Atenção Primária é a prioridade desta gestão e vocês são norteadores da rede. É trabalhar a promoção e evitar os agravos. Evitar complicações e isto se faz na base da assistência que é atenção primária”, destacou o Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Alan Rodrigo da Silva.

Os técnicos também puderam aprofundar a discussão das políticas públicas do tabagismo, legislações pertinentes, conceitos para abordagem ao fumante, terapia cognitivo-comportamental, tratamento medicamentoso, fatores dificultadores para a cessação do tabagismo, benefícios ao parar de fumar, avaliação clínica do fumante, promoção da saúde e experiências exitosas.

Para que os municípios possam obter bons redultados na redução da prevalência de fumantes, ou seja, o número de pessoas fumantes na localidade, e também as doenças relacionadas ao tabaco, como câncer de boca e de pulmão, o programa propõe duas frentes de ações de controle do tabagismo. A primeira é a Prevenção da iniciação, voltada para que crianças e adolescentes sejam orientados, por meio de ações educativas, a não fumarem. A Segunda é a Cessação de fumar, realizada com grupos de fumantes que desejam parar com vício.

“Esperamos que os profissionais além de atuarem como multiplicadores do Programa de Controle do Tabagismo, possam também mobilizar e sensibilizar a população quanto aos malefícios causados pelo tabagismo, aumentar a conscientização sobre os efeitos nocivos e letais do uso do tabaco, a exposição ao fumo passivo e para desencorajar o uso do tabaco em qualquer uma de suas formas”, explicou a referência do Programa de Controle do Tabagismo da Regional de Saúde de Divinópolis, Cecília Godoi.

Tratamento oferecido pelo SUS

A SES-MG, em parceria com municípios, Ministério da Saúde e Instituto Nacional do Câncer (INCA), oferece tratamento para tabagismo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O Programa de Controle do Tabagismo (PCT) do estado inclui um conjunto de ações como a redução da prevalência de fumantes, proteção ao fumante passivo, capacitação profissional, campanhas de mobilização, regulação dos produtos derivados do tabaco através de ações educativas e de mobilização, entre outras atividades. Essas ações têm como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco.

O usuário que demonstre interesse em parar de fumar deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência onde será acolhido e avaliado por uma equipe de saúde. Essa avaliação inclui uma investigação das principais doenças e fatores de risco relacionados ao tabagismo, bem como do grau de dependência e suas preferências para o tratamento.

O modelo de tratamento é baseado em uma abordagem cognitivo-comportamental, com a possibilidade de ser realizado em grupo ou individualmente, podendo haver apoio medicamentoso. O tratamento é iniciado com quatro encontros semanais (quatro semanas), que evoluirão para encontros de manutenção até que se completem doze meses de acompanhamento.

Clique aqui e saiba mais sobre o tabagismo

Por Willian Pacheco