Foram abertas as inscrições para se candidatar a 106 vagas regionais em posições estratégicas do Governo de Minas Gerais no interior do Estado, por meio do Transforma Minas, Programa de Gestão de Pessoas por Mérito e Competência. As oportunidades são nas Secretarias de Estado de Educação (SEE), de Saúde (SES), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese). As inscrições para as vagas das Regionais da SES, Semad e Sedese vão até o dia 6/5. Para estas vagas podem participar do processo seletivo funcionários públicos, profissionais da iniciativa privada ou de organizações não governamentais que preencham os pré-requisitos e as competências exigidas pela função. A seleção conta com etapas de análise curricular, teste de perfil e entrevistas por competência.

Na SES, foram disponibilizadas 28 vagas, sendo 18 em Superintendências Regionais de Saúde e 10 em Gerências Regionais de Saúde. Alguns dos municípios municípios contemplados estão Alfenas, Barbacena, Itabira, Januária, Pouso Alegre. Os ocupantes dos cargos de superintendentes e gerentes são responsáveis por apoiar, implementar e monitorar as políticas e ações de saúde, fortalecendo a governança regional do Sistema Estadual de Saúde na área de abrangência de sua Regional.

As inscrições dos profissionais da Educação estão condicionadas à aprovação no processo de certificação ocupacional para o cargo de Superintendente Regional de Ensino (SRE), cujo o resultado também foi divulgado nesta data. No total, 637 candidatos foram certificados e estão aptos a concorrer às 47 vagas, distribuídas em todas as regiões do Estado. Cada candidato pode se inscrever em até duas superintendências do interior ou em até três metropolitanas. As inscrições vão até o dia 30 de abril.

As inscrições da Semad são para nove vagas de Superintendente Regional de Meio Ambiente (Suprams), sendo elas em Belo Horizonte, Montes Claros, Diamantina, Governador Valadares, Ubá, Varginha, Divinópolis, Uberlândia e Unaí.

Já na Sedese, os interessados podem se candidatar a 22 vagas nas Diretorias Regionais de Desenvolvimento Social nos municípios de Almenara, Araçuaí, Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Muriaé, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Salinas, São João del Rei, Teófilo Otoni, Timóteo, Uberaba, Uberlândia, Varginha. Entre as atribuições dos diretores está prestar apoio técnico aos municípios da abrangência

O processo de seleção de lideranças de Regionais, por meio do Transforma Minas, foi regulamentado pela Resolução Conjunta Seplag/Segov/SecGeral nº 10.012, publicada no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 23/4. Trata-se de mais uma fase importante do Transforma Minas, programa lançado pelo Governo do Estado em março deste ano para estabelecer critérios objetivos e transparentes na seleção e preenchimento de cargos de liderança na administração pública. O processo é feito por meio de uma metodologia baseada em competências e os candidatos às vagas podem acompanhar todas as etapas e informações pelo site do programa (transformaminas.mg.gov.br) e pelo MG App, por onde também são realizadas as inscrições.

Sobre o processo de Certificação Ocupacional e Seleção para Superintendentes Regionais de Ensino

Puderam se inscrever no processo de certificação os servidores das carreiras da educação básica estadual, ativos ou inativos que preencheram os requisitos da função.

Os aprovados na certificação já passaram por análise de documentação comprobatória, avaliação preliminar de conhecimento e avaliação de vídeos. Na seleção serão submetidos à avaliação curricular e entrevista por competências, para posterior entrevista final com a Secretaria da Educação. Ao final do processo de seleção, os aprovados serão nomeados para o cargo de Superintendente Regional de Ensino.

Sobre o Transforma Minas

Lançado em 8/3 deste ano, o Transforma Minas – Programa de Gestão de Pessoas por Mérito e Competências é um inovador programa de atração, seleção e desenvolvimento de profissionais para posições da alta administração pública, inspirado em bem-sucedidos modelos e práticas internacionais de gestão de pessoas no setor público.

Ao longo de 2019, o Governo de Minas prevê selecionar profissionais para posições de chefia, direção e assessoramento na administração direta, envolvendo tanto cargos estratégicos quanto vagas regionais em diversas áreas da gestão pública, como educação, saúde, assistência social e meio ambiente.

Por Agência Minas