A Regional de Saúde de Teófilo Otoni, por meio do Núcleo de Epidemiologia, realizou nessa terça e quarta-feira (16 e 17/04), a segunda oficina de Vigilância de Violências de 2019. Desta vez, o município contemplado foi o de Águas Formosas. “A nossa intenção é realizar esse trabalho em todos os municípios que integram a Regional de Saúde de Teófilo” declara Rosiane Teixeira, referência técnica de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Regional.

O objetivo é sensibilizar os profissionais das áreas da saúde, educação e segurança pública quanto à identificação e monitoramento dos casos de violência de notificação compulsória, que são a terceira causa de morte na soma dos 32 municípios pertencentes à Regional de Saúde de Teófilo Otoni, ficando atrás apenas do óbito fetal e infantil e das doenças cardiovaculares, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).

A proposta principal da Oficina é que os municípios implantem uma rede municipal de proteção contra a violência, subsidiando assim de forma integral os usuários que tenham seus direitos violados. “É importante que o município entenda a necessidade do trabalho em conjunto com vários setores existentes em seu território no combate a essas violências”, afirma Rosiane Teixeira.

Violências de Notificação Compulsória

São aqueles casos suspeitos ou confirmados de violência doméstica/intrafamiliar, sexual, autoprovocada, tráfico de pessoas, trabalho escravo, trabalho infantil, tortura, intervenção legal e violências homofóbicas contra mulheres e homens em todas as idades.

No caso de violência extrafamiliar/comunitária, somente serão objetos de notificação as violências contra crianças, adolescentes, mulheres, pessoas idosas, pessoa com deficiência, indígenas e população LGBT.

Por Déborah Ramos Goecking

Enviar para impressão