O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, conheceu nesta sexta-feira (15/2) o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, considerado referência na região e resultado de uma parceria entre o município e a Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). Durante a visita, que faz parte da programação “Giro pelo Estado”, o governador ressaltou que pretende implementar esse modelo de saúde em todo o território mineiro.

Gil Leonardi | Imprensa MG

“Fiquei extremamente bem impressionado com toda a estrutura, com todo o trabalho que tem sido desenvolvido. É o tipo de processo que nós queremos levar para outros hospitais de Minas Gerais - e queremos também levar para aqueles hospitais regionais que estão inacabados em várias cidades do Estado. É o modelo de gestão que é muito mais eficiente e traz um atendimento muito melhor para o cidadão e Uberlândia pode contribuir muito nessa questão”, afirmou Romeu Zema, após conhecer áreas como o ambulatório, leitos da maternidade e a UTI neonatal.

O hospital foi construído com o objetivo de reduzir o déficit de leitos de Uberlândia. A obra foi concluída em 2010, a um custo de R$ 52 milhões, oriundos de recursos do município e do Estado. O local atende casos de média complexidade e possui 258 leitos, sendo 30 de UTI adulto e 28 de UTI Neonatal, e capacidade para 900 saídas por mês.

Além de maternidade, atende especialidades clínicas e cirúrgicas.  Uberlândia possui atualmente 91 unidades de saúde, e o hospital funciona como uma espinha dorsal do sistema, já que recebes pacientes de toda a cidade.

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, que acompanhou a visita, afirmou que o governador pode contar com o apoio da sua gestão para todas as áreas. “Nosso encontro foi sobre saúde, mas em qualquer área conte comigo e com meu total apoio”.

Gil Leonardi | Imprensa MG

Empresários

Após a visita ao hospital, Zema participou da posse do novo presidente da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), o empresário Paulo Romes. O governador também teve encontro com empresários da região, quando ouviu demandas e apresentou um balanço das ações de governo já implementadas nestes primeiros 45 dias de administração.

Em discurso, Romeu Zema ressaltou o trabalho que está sendo desenvolvido por ele e sua equipe no sentido de desenvolver a economia estadual e gerar mais empregos.

“Tenho dedicado meu tempo a quem quer atender Minas. Precisamos criar empregos. Conheço muito bem como a geração de empregos pode impactar positivamente o Estado. Não vou medir esforços para atrair empreendimentos para Minas. Vamos precisar reinventar nosso Estado. Onde vou enxergo oportunidade de economizar, coisas pequenas, mas que no acumulado fazem diferença gigantesca”, disse.

O governador também defendeu a importância da aprovação da Reforma da Previdência pelo Congresso Nacional. “Se quisermos ter um futuro melhor, temos que reformar a previdência. A reforma tem meu apoio total e incondicional, não quero nada em troca, pois sei que ela dará um futuro melhor para as próximas gerações”, garantindo ainda que todas as ações para redução da máquina do Estado estão sendo realizadas.

Em discurso, o novo presidente da Aciub, Paulo Romes, declarou apoio à gestão estadual. “Nossos desafios são da classe empresarial. Estamos vivendo momento de dificuldade na economia, mas estamos muito motivados. Vamos passar ainda por momentos acertando a casa e os empresários sabem disso. Vamos fazer nossa parte de investir em Minas. Conversamos com o governador que ouviu as questões colocadas. Sabemos do momento econômico do Estado”, completou.

Também participaram da agenda o líder do governo na ALMG, Luiz Humberto Carneiro, deputados federais e estaduais, prefeitos e lideranças políticas e empresariais da região.

Por Agência Minas