A coordenadora do Núcleo de Proteção e Vigilância à Saúde, Cláudia Aarestrup promoveu, na manhã dessa sexta-feira (15.02), a reunião de orientação para o monitoramento e avaliação do Programa de Monitoramento das ações de Vigilância Sanitária (PROMAVS) do 3º quadrimestre 2018. O encontro teve como objetivo alinhar os indicadores do Programa com todas as referências técnicas, autoridades e supervisores que atuam na área da saúde na região.

Segundo a referência técnica do Núcleo de Proteção e Vigilância à Saúde, João Luiz Julião, “o Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde é uma reformulação do antigo Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde, criado em 2012, que tem como objetivo dar continuidade na implementação de um sistema regionalizado de vigilância em saúde, visando efetivar a descentralização das ações da área para todos os municípios mineiros” disse.

Avaliação das Ações

Essas ações são avaliadas três vezes ao ano e com datas determinadas para as atividades de monitoramento das atividades de proteção e vigilância em saúde. Após recebimento das informações do Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), referentes aos 36 importantes indicadores sanitários que são executados pelos municípios da área da Regional de Saúde de Juiz de Fora, se promove a reunião para alinhamento, avaliação e conferências dos indicadores e metas atingidas.

Créditos: Adriana Mendes

É durante essas reuniões que são decididos quais os serviços que serão desenvolvidos no campo da saúde coletiva e prevenção de doenças. Essa metodologia de trabalho assume um importante papel na vigilância, abordagem e correções de falhas observadas no serviço preventivo o que traz melhorias significativas ao sistema único de saúde para a população.

Participaram do encontro as Referências técnicas e servidores do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador, Referências Técnicas do Núcleo de Atenção Primária à Saúde e as Referências Técnicas do Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional.

Vigilância à Saúde

No campo da saúde, a vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. A partir daí a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador. Tem como objetivo a análise permanente da situação de saúde da população, articulando-se num conjunto de ações que se destinam a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo a integralidade da atenção, o que inclui tanto a abordagem individual como coletiva dos problemas de saúde.

Por Adriana Mendes