Inspetores de medicamentos e congêneres da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e dos municípios que possuem indústria de medicamentos, cosméticos, saneantes e produtos para a saúde participaram durante toda a semana do curso de atualização de inspetores em medicamentos e congêneres.  O evento tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos inspetores relacionados a medicamentos.

Crédito: Alessandra Maximiano

Nesta sexta-feira (07/12), o Gerente de Farmacovigilância da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Marcelo Vogler, explicou para os participantes sobre a importância do Vigimed.

“O Vigimed é um sistema de notificação de eventos adversos. Por meio deste sistema qualquer cidadão pode relatar problemas em relação à utilização de medicamentos. Com essas informações é composto um banco de dados para investigação pela Anvisa”, esclarece Marcelo Vogler.

Mais informações sobre o Vigimed podem ser encontradas em: http://portal.anvisa.gov.br/

Para a coordenadora do setor de Vigilância Sanitária da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte, Etelvina Maria Alves, o curso além de outros assuntos que foram apresentados como a validação de limpeza, validação de métodos analíticos e validação de processos, trouxe também informações sobre a importância das validações dos procedimentos.

“A validação é a confirmação documental que os requisitos definidos para uma determinada finalidade irão conduzir de forma consistente para um resultado esperado“, afirmou a coordenadora.

O diretor de Medicamentos e Congêneres da SES-MG, Alessandro de Souza Melo, afirma que “a estratégia da vigilância Sanitária de Minas Gerais é de promover sempre uma educação continuada, uma vez que a área de medicamentos apresenta um desenvolvimento tecnológico muito grande, gerando a necessidade de trazer novidades e solucionar dúvidas em questões de vigilância sanitária”.

Para a Inspetora da Regional de Saúde de Varginha, Maria José Raimundo Drumond, a capacitação foi muito importante porque atualizou as informações técnicas necessárias ao trabalho.

“Padronizar as ações da vigilância sanitária e ter contato com outros profissionais proporciona a oportunidade de aumentar o conhecimento”, explica Maria José Raimundo Drumond.

Por Alessandra Maximiano