A Regional de Saúde de Juiz de Fora, por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVISA), em parceria com a Unidade Regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) promoveram nesta terça-feira (04/12) a oficina “Regularização Sanitária de Agroindústrias Familiares Resolução da Diretoria Colegiada - RDC/ANVISA nº 49/2013 e Resolução SES/MG nº 6362/18”.

Essas resoluções visam harmonizar, em todo estado de Minas Gerais, os procedimentos de formalização desses empreendimentos com o objetivo de tirar da informalidade e dar maior visibilidade a estes produtos. Como consequência promove a inclusão produtiva, o desenvolvimento social e econômico desses produtores sem descuidar da segurança sanitária.

Segundo a Referência Técnica em Alimentos da Regional, Maria Alice de Almeida, o evento contribuiu para o fortalecimento da parceria estabelecida entre as instituições responsáveis pela formalização das agroindústrias familiares, aproximando os técnicos extensionistas da EMATER com os fiscais da Vigilância Sanitária.

“O evento discutiu a nova resolução estadual que estabelece procedimentos para o licenciamento sanitário do microempreendedor individual, do empreendimento familiar rural e do empreendimento econômico solidário” explica Maria Alice.

A oficina teve como objetivo discutir os dados do Censo Agropecuário/IBGE/2017 que cita Minas Gerais como o segundo estado com o maior número de estabelecimentos familiares do país.

A Oficina foi conduzida por Thais Kalil, Coordenadora Técnica Estadual/ Agroindústria da EMATER/MG, por Lilian Maciel Rosa Pereira, Nutricionista da Superintendência Regional de Ensino/JF, Daniela Fernandes César e Raquel Rezende, da Diretoria de Vigilância Sanitária de Alimentos, da SES/MG. Participaram da oficina profissionais da EMATER, fiscais das Vigilâncias Sanitárias do estado e das regionais de Juiz de Fora, Ubá e Ponte Nova.

Por Adriana Mendes