Na próxima quarta-feira (28/11), o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG), em parceria com a Regional de Saúde de Belo Horizonte promovem o evento “Negra & Negro: Qual Saúde Nós Queremos?” com o objetivo é estimular uma reflexão sobre promoção racial e saúde.

O dia será repleto de atividades que irão convocar pessoas negras para a discussão referente a uma saúde de qualidade pautada nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento será realizado no 9º andar da Regional de Saúde de Belo Horizonte (Rua Espírito Santo, 495, 9º andar, Centro), a partir das 09h.

ATIVIDADES DO MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO RACIAL E SAÚDE – CESMG 2018

O ano é 2018. A “Abolição da Escravatura (?)” no Brasil completou 130 anos, 30 anos de Sistema Único de Saúde (SUS). Muitas foram e são as lutas e já algumas conquistas adquiridas, como a Política Nacional de Saúde de Promoção da Igualdade Racial, Lei Federal 10.639/2003, mas muito ainda há de se conquistar, com Políticas Públicas que busquem o enfrentamento de todo tipo de racismo e das desigualdades sociais históricas impostas aos Negros e Negras.

Nesse sentido, o Controle Social do SUS/MG, por meio do Conselho Estadual de Saúde inicia um Ciclo de Atividades que visem chamar os Negros e Negras para a discussão “Negro e Negra, que saúde nós queremos?”. Essa Saúde deve estar pautada nos princípios e diretrizes do SUS, no respeito à história do povo negro e à dignidade humana. O CESMG convida todos e todas para participarem das atividades que serão realizadas no próximo dia vinte e oito de novembro de 2018.

PROGRAMAÇÃO

» 09h – Ato Cultural  Ângela Eulália dos Santos- no hall de entrada do prédio SRS/BH.

» 09h30 – Abertura – Mesa Diretora do CESMG

» 10h às 12h – Roda de Conversa: Tema: RACISMO/CONTROLE SOCIAL/POLÍTICA DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA

Convidadas:

• Srª Diva Moreira (conselheira municipal de saúde de Belo Horizonte)
  • Yone Maria Gonzaga (Superintendente de Políticas Afirmativas e Articulação Institucional – Subsecretaria de Igualdade Racial – Secretaria Estadual de Direitos Humanos – MG)
  • Rosa Maria - (Grupo Técnico da Diretoria Políticas de Equidade da SESMG)

Mediadora: Maria da Penha Oliveira (conselheira estadual de saúde – representante do segmento de usuários da CNBB, membro do Comitê Estadual de Saúde da População Negra.

» Das 13h às 17h - Haverá atividades de:

• Beleza: tranças com o Projeto Meninas de Dora.
  • Maquiagem e dicas para pele negra.
  • Massoterapia.
  • Bazar de bijuteria e artesanatos do Projeto Para Elas,
  • 13h30 às 15h00 – Roda de Conversa: Tema: SAÚDE/VIOLÊNCIA COM MULHERES NEGRAS E FORMAS DE SUPERAÇÃO

Convidado(s):

• Núcleo de Promoção Saúde de Saúde e Paz - Grupo Para Elas – Faculdade de Medicina UFMG
  • Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais

» 15h às 16h: Oficina - “CHÁ DAS TRÊS” Práticas Ancestrais Negras –   o uso dos chás para tratamento, recuperação e promoção de saúde física, psíquica e espiritual.

Convidada – Mãe Rita: Mametu Oia Simelesi - (Fórum Nacional de Segurança Alimentar, Nutricional dos Povos de Matrizes Africanas; Coordenação Mulheres Estadual; Comitê Estadual de Saúde da População Negra/MG; Comitê Diversidade Religiosa Estadual de MG; Coordenadora Rede Renafro)

» 16h AS 17h – Bate papo com escritoras negras – Projeto: RAÍZES RESISTÊNCIA HISTÓRICA UFMG” – Relato de experiência de autoras negras do projeto da UFMG: livro Raízes Resistência Histórica.

» 17h10 – Encerramento.

Por alguma eventualidade, a comissão organizadora se reserva no direito de realizar alterações na programação.

PARTICIPE!
Evento Público e Gratuito