A Regional de Saúde de Juiz de Fora promoveu na última quinta-feira (14/11), capacitação sobre infecção latente causada pelo Mycobacterium Tuberculosis –ILTB. A capacitação foi ministrada pela referência técnica em tuberculose da Regional de Saúde, Ana Amélia Dias de Souza Pereira, sendo direcionada a coordenadores de Vigilância Epidemiológica, técnicos e profissionais dos municípios da região.

18.11.19 - Capacitação Infecção Latente

Dentre os assuntos abordados ao longo da capacitação está o Protocolo de Vigilância da ILTB no Brasil e a implantação da Vigilância da ILTB nos municípios. Conforme explicou Ana Amélia, “o Ministério da Saúde considera Infecção Latente para fins de vigilância epidemiológica o indivíduo infectado pelo Mycobacterium tuberculosis, identificado por meio de prova tuberculínica (PT) ou IGRA (Interferon-Gamma Release Assays), desde que adequadamente descartada a tuberculose ativa por meio de anamnese, exame físico, vínculos epidemiológicos, exames bacteriológicos, achados radiológicos e/ou outros exames complementares”.

Na avaliação da referência técnica, a vigilância da Infecção Latente - ILTB, bem como a operacionalização e monitoramento do IL-TB, são ações estratégicas de enfrentamento à crítica situação epidemiológica da tuberculose. “Para a efetividade dessa vigilância é necessário que o processo de trabalho seja discutido e alinhado, para conseguirmos resultados positivos na redução da incidência da doença e interrupção da cadeia de transmissão”, conclui.

Por Adriana Mendes