A Regional de Saúde de Pirapora promoveu na manhã de terça-feira (12/11) treinamento sobre o Processo Administrativo Sanitário com duração de 05 horas, ministrado pela Coordenadora da Vigilância Sanitária da Regional de Pirapora, Carla Denise Evangelista Gomes, e pela Referência Técnica em Educação Permanente em Saúde, Lillian Morais Silva Tararam. Participaram fiscais sanitários dos municípios de Pirapora, Várzea da Palma, Buritizeiro e Lassance, além de autoridades sanitárias do estado.

O treinamento visou oferecer o embasamento técnico e legal para a instrução de processos administrativos sanitários com a finalidade de proporcionar o aperfeiçoamento das ações de controle sanitário das VISAS Municipais. Visou ainda definir condutas de autuação, diante de irregularidades encontradas em inspeções sanitárias; capacitar os profissionais na elaboração e avaliação de autos de infração, interdição cautelar, elaboração de relatórios de instrução, julgamentos e decisões.

A Coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional falou sobre a importância do evento, destacando que o profissional de vigilância sanitária deve estar munido de conhecimento especializado para atender às demandas de fiscalização, interdição de estabelecimentos, apreensão de produtos, instauração de processos, registro e divulgação de dados, entre outras atividades administrativas e técnicas.

Créditos: Karla Bianca

“A variedade de riscos apresentados pela vida moderna, o avanço tecnológico, as novas formas de organização econômica, entre outros fatores, tornam a atividade de vigilância sanitária ainda mais complexa. Por essas razões, a efetividade da ação de vigilância sanitária está diretamente ligada à sua força de trabalho” disse Carla.

Lillian ressaltou que “o objetivo da reunião foi a capacitação contínua e permanente dos servidores públicos que atuam na vigilância sanitária e teve como base o Código Estadual de Saúde que versa sobre o procedimento administrativo que é utilizado para apuração das infrações à legislação sanitária”.

Por Regional de Saúde de Pirapora