A Regional de Saúde de Pedra Azul realizou, nesta terça-feira, dia 12/11, no auditório da Regional, uma capacitação sobre infecções odontogênicas e reunião de alinhamento sobre os programas de saúde bucal. O evento contou com a participação de cirurgiões dentistas das regiões de saúde de Almenara, Itaobim e Pedra Azul.

Credito Allan Campos 1 1

O especialista em cirurgia e traumatologia buco maxilo facial e em implantes dentários, Adelino Douglas Vilas Boas de Jesus, abordou as infecções de origem odontogênicas, oral e extra oral, diagnóstico e tratamento; além de apresentar detalhes sobre biossegurança nos consultórios e atendimentos odontológicos que irão prevenir o desencadeamento das infecções. “A capacitação foi importante para que os profissionais da atenção primária tenham informações relevantes sobre o que é possível resolver na atenção primária e o que é interessante fazer o encaminhamento para um serviço hospitalar”, orientou.

Segundo o especialista, Adelino Douglas, a contaminação por microrganismos ou vírus no ambiente odontológico representa uma ameaça de risco biológico, como aids, pneumonia, hepatite, tuberculose, entre outras doenças. “A prática odontológica expõe direta, indireta e continuadamente os profissionais e pacientes a uma diversidade de microrganismos patogênicos. É importante que sejam seguidas as medidas preventivas de infecção. Tudo que está envolvido no atendimento deve ser considerado potencialmente contaminado, uma ameaça; desde os profissionais, os materiais que estão sendo utilizados e até o ambiente como um todo”, alertou.

Após a palestra sobre infecções odontogênicas, foi realizada uma reunião de alinhamento com os dentistas. A referência técnica de odontologia do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS), Millene Leite, apresentou os programas de saúde bucal implantados nos municípios jurisdicionados pela regional, monitoramento, cumprimento de metas; e reforçou quais são os serviços de referência para deformidades crânio facial e odontologia hospitalar. Millene Leite ressaltou, ainda, que o câncer de boca é o mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados. “Para combater o câncer de boca as principais ações são a prevenção, detecção precoce e o tratamento. Na Atenção Primária é onde os municípios fazem o trabalho de prevenção e detecção precoce. Daí a importância da divulgação de informações claras e objetivas para toda a população, sobretudo, no que tange às ações de prevenção, autoexame, fatores de risco e sinais e sintomas. Informar, também, que o câncer de boca tem tratamento ofertado pelo SUS e quanto mais rapidamente diagnosticado melhor é o seu prognóstico”, informou.

A Coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da regional (NRAS), Michele Ferraz, destacou que nos últimos anos tem ocorrido uma grande quantidade de casos de câncer, principalmente, de cavidade oral, e que é importante que os profissionais de saúde trabalhem, de forma integrada, para que possam detectar e prevenir doenças. “Uma ação importante que podemos fazer, no âmbito da atenção primária, é trabalharmos com a educação permanente e levarmos informação para a população. Para o ano que vem estamos planejando realizar um seminário ampliado, com a participação dos agentes comunitários de saúde, visando uma maior integração de toda a equipe. Os agentes de saúde podem fazer o levantamento das demandas da população, trazer essas demandas para a equipe de odontologia, o que possibilita uma detecção precoce de uma série de doenças”.

Por Allan Campos

Enviar para impressão