Educação, Saúde e Sociedade será o tema do II Seminário de Vigilância Sanitária, evento que a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros realizará na próxima quarta-feira, 25/9. O encontro será aberto às 8h, no auditório do Parque de Exposições João Alencar Athayde e terá como público prioritário profissionais da indústria e do comércio de produtos e serviços sujeitos à atuação da vigilância sanitária.

O coordenador do Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional de Saúde de Montes Claros, Nadson D´Aparecida Vieira, explica que o seminário tem como proposta aproximar a sociedade e o setor regulador das discussões que envolvem a regulamentação sanitária de produtos e serviços que podem ser fonte de risco para a saúde da população. “Trata-se de um evento de grande importância, pois mostrará para os participantes o papel estratégico desempenhado pelos serviços de vigilância sanitária na promoção e proteção da saúde da população”, avalia o coordenador.

Pelo fato de estar prevista a participação de gestores e profissionais de vigilância sanitária de municípios que compõem a região ampliada de saúde do Norte de Minas, a superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, entende que “em sua segunda edição o seminário estará fortalecendo os serviços de vigilância sanitária por meio da troca de experiências entre os profissionais, aquisição de novos conhecimentos e alinhamento de ações”, afirmou.

Programação

O ciclo de palestras do seminário será aberto às 9h30m abordando “A Agroindústria de Alimentos e a Inclusão de Pequenos Produtores”, a ser proferida pela coordenadora técnica estadual de agroindústria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Thais dos Angelus Queiroz Brumano Kalil. Em seguida, o farmacêutico Ailton Robson Coelho, referência técnica da Coordenadoria de Informações e Ações Descentralizadas em Medicamentos e Congêneres da SES-MG, falará sobre “Medicamentos, Cosméticos, Saneantes e Produtos para Saúde: da Fabricação ao Comércio”.

A partir das 14h o seminário terá continuidade com palestra da professora de fonoaudiologia da Faculdade Izabela Hendrix, de Belo Horizonte, Maria Luísa Angélica Campos que falará sobre “A Importância da Comunicação Eficiente na Educação e Saúde”. O ciclo de palestras será encerrado pelo superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Filipe Curzio Laguardia que falará sobre “Classificação de Riscos para fins de Licenciamento Sanitário”.

Crédito: Divulgação

Por Pedro Ricardo