A Regional de Saúde de Alfenas promoveu, nessa segunda (16/09) e terça-feira (17/09), treinamento voltado aos municípios de sua abrangência para a utilização do DigiSUS, Sistema que terá início a partir de Janeiro de 2020, substituindo o atual SargSUS.

Crédito: Thayane Carvalho

“A capacitação teve como público alvo os gestores, técnicos e representantes dos Conselhos Municipais de Saúde. Os municípios foram divididos em três turmas. Na segunda-feira iniciamos com a Microrregião de Guaxupé, já na terça-feira são duas turmas, divididas por turno, da Microrregião de Alfenas. Além da apresentação do novo sistema, os gestores e técnicos foram sensibilizados a complementarem o atual, SargSUS, pois, este só poderá ser acessado para a inserção de informações até dezembro do corrente ano”, explicou Marivalda Cezário Santos Tobias, referência técnica em Educação Permanente da Regional de Alfenas.

O treinamento foi ministrado por Carlos Henrique, técnico-apoiador do COSEMS da Regional de Alfenas. “Nosso objetivo é despertar no gestor a importância da utilização dos sistemas de planejamento, diante dos instrumentos que o DigiSUS vem a oferecer. Pela capacidade do sistema de trabalhar com diversas fontes de informações, com uma sistemática de fazer com que as etapas de planejamento e prestação de contas venham a acontecer”, explicou.

Os participantes se demonstraram motivados com os recursos que a nova plataforma oferece. Nessa primeira fase, o treinamento abordou o acesso ao sistema, planejamento e inserção de dados. A segunda fase da capacitação está programada para o início de novembro, enfatizando a prestação de contas.

“A finalidade do programa é tornar tudo mais transparente e facilitar a inclusão e mensuração de dados”, comentou Rosemeire Vinagre Gavião, enfermeira e referência técnica do DigiSUS em Machado.

Por Thayane Carvalho