Com intuito de conhecer a estrutura física, a capacidade assistencial e o plano operativo de trabalho do Hospital São Sebastião, na cidade de Tombos, foi realizada na última sexta-feira, (13/09), pela equipe da Regional de Saúde de Manhumirim e da Diretoria de Políticas e Gestão Hospitalar da SES /MG, uma reunião com a diretoria do hospital. A reunião teve o objetivo de avaliar as ações necessárias para estruturação do Hospital.

Os técnicos verificaram de perto as condições das instalações e equipamentos e ouviram dos responsáveis as propostas para adequação e reabertura do hospital. “Nossa visita tem a finalidade de apoiar os gestores locais para melhor utilização da instituição, de forma a atender aos municípios e também aos pacientes de municípios vizinhos de forma sustentável e em conformidade com as normas regulamentares", destacou o diretor de Saúde da Regional de Saúde de Manhimirim Juliano Estanislau.

Créditos: Antonio Rodrigues

O diretor clínico do Hospital, Paulo Roberto Vicente, recepcionou a equipe e apresentou a proposta da instituição, bem como as melhorias previstas no plano de adequação. De acordo com Diretora de Políticas e Gestão Hospitalar, Monique Félix será elaborado um relatório que abrangera todo diagnóstico do estabelecimento de saúde. “ Viemos para verificar a situação real, visto que o hospital tem possibilidade de se enquadrar como piloto de um programa do governo estadual, que visa contemplar hospitais de pequeno porte, dando a essas instituições condições de serem resolutivas e terem sustentabilidade”, explicou.

Interdição

Fundado em 1936, o Hospital São Sebastião de Tombos está interditado desde 2015 por falta de adequações sanitárias. De acordo com sua direção, o hospital já sanou parte das irregularidades. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde a própria população uniu forças e arrecadou verbas para custear a reforma do local. Ainda de acordo com a equipe do hospital um aporte financeiro do governo federal irá viabilizar a reabertura da instituição.

Além da equipe da SES, participaram da visita a secretária municipal de saúde de Tombos Claudia Moraes e prefeita de Tombos Luciene Teixeira.

Por Antonio Rodrigues