Na parte da manhã desta sexta-feira, 13/09, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), encerrou, no auditório da Regional de Saúde de Governador Valadares, a primeira oficina do curso do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS Fundamental).

O curso, iniciado no dia 09/09, teve a participação de profissionais de saúde da macrorregião do leste de minas, que atuam na área de vigilância em saúde, além de referências técnicas dos núcleos de Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Imunização e da Atenção Primária das Regionais de Saúde de Governador Valadares e de Coronel Fabriciano.

Segundo a ponto focal do EpiSUS Fundamental da SES-MG e coordenadora do evento, Rejane Balmant Letro, o objetivo é que os treinandos saiam com a capacidade de avaliar e fazer uma coleta oportuna e análise da interpretação dos dados com comunicação eficaz, utilizando essas informações para tomada de decisão em seu território. Além disso, o Programa vai fortalecer esse território para que o município consiga dar uma resposta adequada e satisfatória às demandas de saúde da macrorregião”, destacou.

Rejane Letro também explicou que “o Curso EpiSUS Fundamental tem duração de 12 semanas, sendo que as duas primeiras são presenciais, intercaladas com momentos de dispersão e que na última etapa, com duração de dois dias, os participantes apresentarão trabalhos realizados nesses referidos momentos de dispersão”, afirmou.

Créditos: Frederico Bussinger

Sobre o conteúdo do curso, Rejane informou que “nesta primeira oficina, foi trabalhado todo o ciclo de Vigilância Epidemiológica, sendo que a segunda vai abordar as etapas de investigação de um surto e a última terá a apresentação dos trabalhos dos treinandos”, concluiu.

Para a enfermeira e referência técnica do Sistema de Informações de Qualidade de agravos de Ipatinga, Cecília Maria Leles Soares, esta primeira oficina ampliou muito seus conhecimentos. “Para mim, que já trabalho com dados epidemiológicos, o curso deu ferramentas que vão aperfeiçoar o meu trabalho, principalmente na elaboração de relatórios com indicadores mais aprimorados. Por isso, assim que chegar no município, vou repassar esse conhecimentos para toda direção e equipe de trabalho”, finalizou.

O curso teve como orientadoras a médica do Município de Governador Valadares, Katiuscia Cardoso Rodrigues e as professoras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Vaneska Alves e Alexandra Paiva Araújo.

EpiSUS

O EpiSUS é uma parceria do Ministério da Saúde com a SES-MG e tem o objetivo de fortalecer o SUS por meio da capacitação de profissionais que atuam na área da vigilância em saúde, visando melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública. Minas Gerais é o quarto estado a participar do projeto e representa a região sudeste do país.

Esse modelo de capacitação, além de valorizar os profissionais que estão na linha de frente das respostas às emergências de saúde pública, também visa atender às necessidades do serviço para representar um passo fundamental para o fortalecimento da vigilância em saúde em todas as esferas do SUS.

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão