Nesta quarta e quinta-feira, 11 e 12/9, a Regional de Saúde de Juiz de Fora recebeu gestores municipais e contadores dos municípios da Macrorregião Sudeste e da Regional de São João Del Rei para uma capacitação sobre o Sistema de Serviços Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) promovido pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS). 

O evento, que ocorreu no Ritz Hotel, foi conduzido pela contadora do Ministério da Saúde, Célia Rodrigues de Carvalho, e também contou com a participação da coordenadora estadual do núcleo do SIOPS, Cássia Maria Gonçalves França.

Crédito: Adriana Mendes

Durante a capacitação, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre o sistema, que tem como objetivo apurar as receitas totais e os gastos em ações e serviços públicos de saúde. Para isso, há um banco de dados que é alimentado pelos Estados, Distrito Federal e pelos municípios, por meio do preenchimento de uma planilha disponível em um programa desenvolvido pelo DATASUS/MS. Os dados fornecidos têm natureza declaratória e visam manter compatibilidade com as informações contábeis, geradas pelos Estados e Municípios.

Segundo Célia Rodrigues, “o estado de Minas Gerais é o único que tem feito essa capacitação em regionais, no caso, estamos com quase todo estado capacitado. Juiz de Fora foi o maior público que tivemos e muito participativo com dias bastante intensos. Eu acho que a oficina atingiu o seu objetivo de passar conhecimento com relação ao SIOPS orientando os usuários sobre o sistema”, afirmou. 

Gilberto dos Santos, secretário de saúde de Rio Pomba, complementou: “eu entendo que toda e qualquer capacitação é muito importante para o gestor, pois a gente se apropria melhor das informações, conseguindo, assim, fazer um trabalho mais adequado na gestão da saúde do município. O importante é que essa capacitação apesar de ser muito técnica,  permite uma melhoria da interação entre o gestor e o responsável pela parte contábil financeira. Achei muito válido e importante ações como essa que deveriam ser incentivadas sempre.”

Na opinião do secretário executivo do Conselho municipal de Saúde de Juiz de Fora, Jorge Ramos, “reconheço a importância, inclusive dessa divulgação e do conteúdo, apesar de não fazer parte do processo de formatação, de preenchimento. Acredito que foi um momento muito rico em termos de informação e tenho muita tranquilidade para confessar que pra mim foi um grande aprendizado. A gente ouve muito falar em SIOPS, em planejamento, eu participo efetivamente desses instrumentos, mas quando você começa a ir na essência do que vem a ser esses instrumentos de acompanhamento de avaliação é muito importante. Gostaria de parabenizar o Ministério da Saúde, o estado e os organizadores. Eu digo que valeu. Saio daqui com uma tranquilidade em ter colocado mais um aprendizado em meu currículo", concluiu. 

 

 

 

Por Adriana Mendes